Em busca de novas formas de fortalecer as instituições que prestam serviços sociais em Bragança Paulista, o vereador Jota Malon sugeriu que advogados passem a requerer, nos processos judiciais, que as multas aplicadas sejam destinadas a entidades filantrópicas do município. A proposta foi apresentada durante a 37ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira, 14, e tem como objetivo direcionar recursos que normalmente não retornam à cidade.
“[Sugiro] Que os advogados destinem, ou ao menos proponham a destinação de multas em processos criminais a entidades de Bragança Paulista. A pessoa vai ter a oportunidade de pagar aquilo que deve e, através daquilo que ocorreu, fazer um bem para uma entidade”, explicou o vereador.
Jota Malon também pediu o apoio dos colegas parlamentares para que incentivem advogados conhecidos a adotar a mesma prática, de modo a beneficiar instituições locais que dependem de doações e apoio público.
Segundo ele, muitos desses valores acabam sendo encaminhados a fundos da Secretaria de Justiça, e por falta de solicitação, o dinheiro não é revertido para a cidade.
“Há muitas situações em que existe essa multa e, como não há reivindicação, o dinheiro acaba indo para um fundo estadual e não volta para Bragança. Acho necessário fazermos um movimento que conscientize, principalmente os advogados, para que solicitem que essas multas sejam destinadas às entidades locais”, reforçou.
Além dessa proposta, o parlamentar lembrou que os vereadores poderão indicar emendas impositivas pela primeira vez e destacou a importância de atenção às questões técnicas e legais para garantir que os recursos sejam efetivamente aplicados.
“É necessário que todos os vereadores se atentem a esses detalhes para que nenhuma emenda seja rejeitada e o recurso chegue à entidade ou projeto pretendido”, afirmou.
Jota Malon também comentou sobre a instalação de tubulação para melhoria da drenagem das águas pluviais no Bairro Guaripocaba dos Souzas, obra executada pela Secretaria de Serviços.
“Existe um problema de drenagem que, após o asfaltamento, fazia com que a água escoasse para dentro de residências e comércios. Com essa obra, o problema será resolvido”, explicou.
O vereador destacou ainda mudanças promovidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, como a melhoria no tráfego no entorno da Universidade São Francisco e a instalação de uma lombada eletrônica na Alameda Noruega.
Por fim, Jota Malon comentou sobre a solenidade de posse dos secretários mirins da Prefeitura e sugeriu que a Câmara Municipal retome o Projeto Vereador Mirim. “Hoje o político não é mais respeitado como antigamente. Quando eu era menino, olhávamos para as autoridades públicas com grande respeito. Isso se perdeu, e talvez um trabalho junto às crianças possa ajudar a resgatar a credibilidade e a imagem do político”, concluiu.
***
0 Comentários