O C. A. Bragantino foi campeão da 1ª divisão de acesso à divisão especial do futebol paulista em 1965
No mês do cinquentenário do primeiro título importante da história do Clube Atlético Bragantino, a conquista do acesso à divisão especial do Campeonato Paulista da 1ª Divisão em 24 de novembro de 1965, o Jornal Em Dia conclui, na edição deste domingo, a terceira parte de uma série de reportagens feitas com a colaboração do esportista e historiador esportivo Joel Mancinelli, que contou os detalhes dessa conquista.
BRAGA EMPATA O SEGUNGO JOGO E É CAMPEÃO DA 1ª DIVISÃO DE ACESSO DE 1965
O segundo jogo aconteceu no dia 23 de novembro daquele ano, também numa quinta-feira, à noite no Pacaembu, onde uma grande caravana de ônibus e carros particulares saiu da zona rural e do distrito de Bragança para prestigiar o Bragantino na difícil decisão.
O jogo foi dramático na etapa final, pois o Braga perdia por 2 a 1 e aos 41 minutos, depois de dois escanteios a seu favor, quando no chute a gol do lateral Geraldo, o goleiro do Barretos, Xisto, largou a bola e o centroavante Nivaldo conseguiu fazer o gol do Braga, empatando a partida para a alegria da torcida do Leão, que após o gol já comemorava o título de campeão da 1ª Divisão de Acesso ganhando o direito de disputar no ano de 1966 a divisão maior do futebol paulista.
DADOS TÉCNICOS DESTE JOGO
2º JOGO DA DECISÃO ENTRE BRAGANTINO X BARRETOS
Data: 23 / 11/ 1965 (quinta-feira, à noite)
Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo
Árbitro: José Astolphi
Renda: RC$ 12.847.000,00
BRAGANTINO – 2
Odarci; Robertão, Ivan e Geraldo; Del Pozzo e Wálter; Nardinho, Norberto, Nivaldo, Hélio Burini, e Wilsinho Acedo
Técnico: Arthur Zogminani (Arturzinho)
Gols: Nardinho e Nivaldo
BARRETOS – 2
Xisto; Combinho, Antoninho e Lourenço; Zé Maria e Salvador; Zezinho, Adílson, Vanderlei, Adézio e Rodolfo
Técnico: Prof. Sidney Cotrin
Gols: Vanderlei (2)
HOMENAGEM DA TORCIDA DO BARRETOS AOS BRAGANTINOS
Após o término do jogo um gesto que marcou os torcedores que estavam no Pacaembu foi proporcionado pela torcida do Barretos, que estava com uma fanfarra e tocou a música “Parabéns a você”, homenageando todos os bragantinos pela conquista.
CARAVANA DE BRAGANÇA ESTEVE PRESENTE NO PACAEMBU
A grande caravana de ônibus e carros deixou o Estádio do Pacaembu em São Paulo, passando em frente ao Jornal Gazeta Esportiva, que ficava na Rua Líbero Badaró, e depois vindo para Bragança Paulista, onde a população estava no centro da cidade para comemorar.
CONQUISTA DO TÍTULO FEZ BRAGANÇA PARAR
A comemoração varou a madrugada e foi decretado feriado municipal naquela sexta-feira, 24 de novembro de 1965, quando à tarde, às 17h, os torcedores foram recepcionar a delegação do Leão no Trevo do Taboão, onde em carreata desfilou pelas ruas da cidade e, em um palanque armado na praça central, ao lado do Cine Bragança, foi homenageada pela população.
REFORMA NO ESTÁDIO MARCELO STÉFANI
A grande preocupação do presidente Deputado Nabi Abi Chedid e sua diretoria, após as comemorações, era colocar o Estádio Marcelo Stéfani nas condições exigidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para que, no ano seguinte (1966), pudesse mandar seus jogos para o município.
Com a ajuda da população bragantina este sonho foi realizado e o C. A. Bragantino pôde mandar suas partidas para Bragança no seu estádio no campeonato daquele ano.
Por Joel Mancinelli
0 Comentários