Município possui 179 casos confirmados da doença
A secretária municipal de Saúde, Marina de Oliveira, informou, na manhã de sexta-feira, 22, que o município chegou a 400 notificações de coronavírus, sendo 179 casos confirmados e 204 descartados. Há, ainda, 17 casos em investigação. O bairro Jardim Águas Claras lidera o número de casos, com dez pessoas infectadas.
O município completou um mês sem morte por Covid-19, com dez mortes registra-das até o momento. Para manter o índice estagnado, a secretária Marina informou que o município passou a dispor de quatro barreiras sanitárias na Variante do Taboão, na Avenida Alberto Diniz e na Rodovia Padre Aldo Bolini. É importante ressaltar que nenhuma delas impede que motoristas de automóveis com placas de outras cidades entrem no município. A quarta barreira está no Lago do Taboão para impedir que as pessoas pratiquem caminhada e exercícios físicos no entorno do lago.
Durante coletiva de imprensa on-line, Marina pediu que a população não deixe de procurar a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Bom Jesus quando apresentar os seguintes sintomas: febre acima de 37,8 graus, dificuldade de respirar, apatia, tontura, lábios e faces arroxeadas, tosse seca, dor de garganta, diarreia e até mesmo perda do paladar ou olfato.
Os hospitais seguem com 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No Hospital São Francisco (Husf), somente 6% dos pacientes tem a Covid-19. Na Santa Casa, há quatro leitos ocupados por três pacientes confirmados e um paciente que aguarda o resultado de exames.
Nas enfermarias, a ocupação é baixa, e no Hospital de Campanha, não há ocupação de leitos. Marina destacou que o espaço será utilizado quando a Santa Casa não comportar o atendimento.
COVID-19 EM NÚMEROS
O Jardim Águas Claras lidera a lista geral de bairros, com dez casos de coronaví-rus; seguido pelo Guaripoca-ba, com sete casos; Jardim São Miguel, Planejada II e Jardim Europa, com seis casos cada. Em isolamento domiciliar, atualmente, há nove pessoas no Jardim Águas Claras; sete no Guaripocaba, cinco no Parque Brasil; três na Planejada I e duas pessoas cada nos bairros Vila Municipal, Portal da Serra e Jardim Nova Bragança.
A faixa etária de 40 a 59 anos é a que mais contraiu a doença, com 70 casos confirmados, seguido pelos grupos de 20 a 39 anos, com 60 casos, de 60 a 79 anos, com 30 casos, crianças de até 9 anos, com sete casos, e o grupo de 80 anos ou mais, que contabiliza um caso.
ATENDIMENTO AMBULATORIAL
A Prefeitura vai retomar os atendimentos ambulatoriais a partir do dia 1º de junho. A Secretaria de Saúde informou que organizará o acesso dos pacientes ao Ambulatório de Especialidades Médicas para evitar contágio do corona-vírus, uma vez que o prédio fica ao lado da UPA Bom Jesus, que está recebendo pacientes com suspeita de Covid-19.
A Santa Casa também vai retomar os atendimentos ambulatoriais e o Hospital Universitário São Francisco, por ser referência, depende de decisão do governo do estado para retomar os atendimentos.
0 Comentários