Imagens Vivas apresenta “A Educação Proibida” em sessão do Cine Diálogo

Documentário propõe questionar a lógica da escola moderna e entender a educação

 

A próxima sessão de cineclube do projeto Imagens Vivas acontece dentro da programação do Cine Diálogo, com a exibição do filme “A Educação Proibida”. Marcada para esta terça-feira, 30, às 20h, no Mini-Mis - Casinha do Lago, a sessão contará com a presença de Daniel Contrucci e Ana Thomaz.

“A Educação Proibida” é um documentário não convencional que se propõe a questionar a lógica da escola moderna e entender a educação, tornando visíveis experiências educativas diferentes que aumentam a necessidade de um novo paradigma educacional. Foi realizado por jovens que partiram do ponto de vista dos alunos e percorreram oito países, entrevistando mais de 90 educadores de propostas educativas alternativas. O filme foi financiado coletivamente por coprodutores e tem centenas de licenças livres que permitem e incentivam a cópia e reprodução.

O documentário se propõe a fomentar um debate de reflexão social acerca dos fundamentos que sustentam a escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, liberdade e aprendizagem.

Daniel Contrucci acredita no potencial de autotransformação do ser humano pela experiência, ao se tornar protagonista de seu próprio processo de aprendizagem. Já conduziu centenas de jovens líderes por jornadas de aprendizado e pretende continuar multiplicando estas experiências com o GPX, do qual também é sócio-fundador.

Ana Thomaz é professora da técnica Alexander. Dedica-se ao estudo e prática de mudanças de paradigma da educação, criando polos de educação fora das instituições com crianças que não frequentam escolas.

O projeto Imagens Vivas conta com três programas regulares de exibição: Cine Diálogo, aberto ao público em geral, Cine Professor, dedicado a educadores, mas também aberto ao público, e Cine nas Escolas, com sessões realizadas em escolas da rede pública.

Em paralelo às sessões, estão em andamento os Encontros de Formação de Educadores, um espaço para a reflexão sobre a relação da linguagem audiovisual com a educação e sua aplicação prática e a Vivência de Cocriação Audiovisual, encontros interdisciplinares, criativos e colaborativos para produção de filmes em curta-metragem sob a orientação do Coletivo Garapa e Galeria Experiência para jovens e adultos.

O projeto Imagens Vivas é patrocinado pela TE Connectivity, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é gerido pela Com Tato Agência Sociocriativa em parceria com o Edith Cultura e com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://www.facebook.com/ConexoesBragantinas.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image