Fotos: Secom
news-details
Geral

Idosa se recusa a usar máscara e discute com fiscais da Visa

Prefeitura informou que está intensificando a fiscalização para garantir o cumprimento do decreto municipal de combate à pandemia, além de realizar forças-tarefa em diversos bairros

Nesta semana, uma situação inusitada virou notícia em todo o país: uma idosa de 72 anos discutiu com fiscais da Vigilância Sanitária após se recusar a usar máscara contra Covid-19 em Bragança Paulista. De acordo com os agentes, a mulher estava sem máscara e foi alertada sobre a necessidade do uso e de deixar o local para evitar aglomeração. A confusão foi gravada por um dos agentes. “Não aceito ordem de molecada. Eu não tenho educação com quem vem me encher o saco”, disse Flávia Leutwyler.

A confusão aconteceu na região do Lago do Taboão no início da tarde de terça-feira, 16. Fiscais encontraram a mulher com o marido e mais algumas pessoas. Ao ser abordada, no entanto, ela se recusou a usar a máscara e a deixar o local.

Na abordagem, Flávia discutiu com os agentes e questionou a autoridade dos fiscais, alegando que eles não têm formação médica para orientar. “Eu sou médica e não uso máscara. No que você é formado para vir dar ordem para mim?”, disse, afirmando ser médica virologista com formação pela Universidade de São Paulo. 

Após a ação, os agentes foram à delegacia e registraram um boletim de ocorrência por desacato contra o casal. Na delegacia, eles foram ouvidos e liberados.

INTENSIFICAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura de Bragança Paulista ressaltou que, por meio da Vigilância Sanitária, continua intensificando as fiscalizações no município, orientando a população e autuando cidadãos e estabelecimentos que descumprem as medidas sanitárias. As ações contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

Nas ruas, os fiscais da Visa buscam, primeiramente, orientar as pessoas que estão descumprindo os decretos municipais nos locais públicos, nos setores comerciais e industriais, antes de aplicar infrações e demais sanções.

 As ações, segundo a Administração, estão acontecendo em todos os espaços públicos e estabelecimentos comerciais, em cumprimento ao decreto municipal que objetiva controlar a propagação da pandemia de Covid-19, por meio de medidas como a obrigatoriedade do uso correto de máscaras, o uso de álcool em gel, além dos cuidados com a higienização e desinfecção dos ambientes.

 Além disso, os munícipes devem se atentar para a circulação em parques públicos, que está proibida, como o Lago do Taboão. Caso precisem passar pelo local, devem usar corretamente a máscara, cobrindo a boca e o nariz. 

A Visa também intensificou a fiscalização em bancos e lotéricas, que foram notificados para que não haja aglomerações internas, sendo responsáveis também pelas filas externas.  

Recentemente, a Prefeitura nomeou 33 novos fiscais para a Vigilância Sanitária para atuarem coibindo festas clandestinas, reuniões familiares e festas em chácaras, sítios, etc., atendendo a diversas denúncias da população. Antes de realizar tais denúncias, a Visa pede que as ocorrências sejam apuradas, pois situações improcedentes atrapalham a sua atuação.

FORÇAS-TAREFA

As forças-tarefa também estão sendo intensificadas com o objetivo de orientar e conscientizar a população para o combate à pandemia, atendendo ao maior número de pessoas em todos os bairros da zona urbana e zona rural.

Contando com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, Ação e Desenvolvimento Social (Semads) e Fundo Social de Solidariedade, as ações consistem na distribuição de frascos de álcool em gel, água sanitária e máscaras. Nesta semana, as forças-tarefa percorreram os Bairros Uberaba, Popó, Usina, Conjunto Habitacional Uberaba II e CDHU Saada Nader Abi Chedid. Além disso, foram beneficiadas entidades que possuem internos, como a Residência Inclusiva, o Lar da Benção, asilos e o Sama.

 As Secretarias de Serviços e Desenvolvimento dos Agronegócios também estão atuando com máquinas e veículos especializados, higienizando e desinfetando ruas com grande fluxo de pessoas, além de veículos com sonorização orientando os munícipes sobre os perigos da contaminação e as necessidades do uso dos kits de proteção.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image