O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já começou os preparativos para realizar o Censo Demográfico 2020. O último Censo foi realizado em 2010, contudo, já no ano passado, nova atualização apontou crescimento populacional estimado de 146 mil habitantes para 168 mil, crescimento de 14,9%.
Segundo a agência do IBGE de Bragança Paulista, estima-se que os recenseadores passem por 85.000 unidades por todo o município. O cronograma geral abrange mais de 2 mil atividades interdependentes.
As pessoas nascidas depois do dia 31 de julho não serão incluídas no recenseamento. Entretanto, serão incluídas as pessoas falecidas depois de 31 de julho que residiam no domicílio na data de referência do Censo 2020.
No Censo 2020, a coleta de dados será informatizada, com a utilização de dispositivos móveis e de questionários online, estes coletados por meio digital, com georreferenciamento dos locais armazenados em bancos de dados. Os resultados preliminares serão divulgados a partir da segunda quinzena do mês de dezembro. Os resultados finais e análises, a partir do segundo semestre de 2021 até o início de 2023. Os resultados serão apresentados no portal www.ibge.gov.br e através de publicações, banco de dados, aplicativos e outros meios de consulta de dados.
Concurso Público - O edital do concurso público do IBGE, para mais de 200 mil vagas, só deverá ser publicado no início de março, segundo nova previsão oficial divulgada terça-feira, dia 11, pelo órgão. A previsão anterior era que o edital seria publicado ainda em fevereiro.
Em Bragança, a agência do IBGE abrange 11 municípios, sendo Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Socorro, Tuiuti e Vargem. Em toda a região devem ser contratadas em torno de 475 pessoas.
Cada município terá um posto de coleta. Para Bragança está prevista a contratação em torno de 165 pessoas, sendo: um coordenador censitário subárea (já convocado); dois agentes censitários municipais (edital em março); 16 agentes censitários supervisores (edital em março) e 146 recenseadores (edital em março).
0 Comentários