Foto: Secom
news-details
Saúde

Homens até 45 anos com imunossupressão podem tomar vacina contra o HPV

Homens até 45 anos, transplantados, oncológicos ou vivendo com HIV/AIDS, foram incluídos na faixa etária de vacinação contra o Papilomavírus humano (HPV4). Apesar da ampliação do público, a vacina não estará disponível nas unidades básicas de saúde, mas deverá ser solicitada, por meio de pedido médico, na unidade de saúde onde o paciente é atendido.

Após a realização do pedido, a Vigilância Epidemiológica vai informar o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), da Secretaria de Estado da Saúde, para que a pessoa receba o imunizante. O esquema vacinal é de 3 doses.

É importante lembrar que meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos também podem tomar a vacina contra o HPV. A imunização previne cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, a estimativa é de que haja de 9 a 10 milhões de infectados por esse vírus no Brasil, surgindo a cada ano 700 mil novos casos de infecção. O risco de desenvolvimento de cânceres relacionados ao HPV é quatro vezes maior entre pessoas vivendo com HIV/AIDS e transplantados do que na população sem a doença ou transplante”, informa a Prefeitura.
 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image