news-details
Geral

Guarda Civil Municipal celebra 67 anos de operações em Bragança Paulista

Nesta semana, a Guarda Civil Municipal (GCM) celebrou 67 anos de atividades no município. A corporação foi criada em 3 de junho de 1954, por meio da Lei Municipal nº 181. 

Os profissionais da GCM atuam diariamente na proteção dos direitos humanos e fundamentais do exercício da cidadania, das liberdades públicas, da preservação da vida e do patrulhamento preventivo.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, a GCM atua de forma setorizada, dividida em oito áreas de patrulhamento: Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupamento Montado de Cavalaria (GAM), equipe de Ronda Ostensiva com Motocicletas (ROM), Guarda Ambiental, Guardiã Maria da Penha, Patrulha Rural, Defesa Civil e Monitoramento. Além disso, há o sistema de Córtex, de pesquisa de indivíduos procurados pela Justiça. 

No ano de 2014, foi promulgada a Lei nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Por meio dela, a GCM adquiriu maior autonomia em suas ações – um importante reconhecimento que garantiu ainda mais os direitos dos cidadãos e da ordem social. 

De acordo com Bertin, a área de Segurança Pública do município vem tendo grande crescimento nos últimos anos, com investimentos em viaturas, fardamento, requalificação profis-sional, armamento, contratação de profissionais, convênios assinados de videomonitoramento, Detecta, entre outras, com destaque para a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que unifica os trabalhos entre as forças de segurança.

A GCM também tem sido fundamental no combate à pandemia. Os profissionais estão engajados em monitorar e evitar aglomerações, aconselhar sobre o uso obrigatório de máscaras, prestam apoio nas barreiras sanitárias, uso de drones para o monitoramento de aglomerações em chácaras, etc. “É um trabalho muito importante na fiscalização da Vigilância Sanitária e no apoio a todas secretarias”, diz o secretário.

Outra ação importante foi a criação do aplicativo “153 cidadão”, destinado às mulheres vítimas de violência que se encontram em vulnerabilidade nesse período de isolamento social.

Bertin ainda destaca a ação Bairro Seguro, realizada em conjunto entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar em vários bairros da cidade. A operação é realizada de acordo com mapeamento das áreas com índices de criminalidade. Recentemente, a ação ocorreu em mais de 20 bairros, incluindo a área central do município.

A iniciativa tem caráter preventivo, com o objetivo de coibir a criminalidade e a violência em toda cidade, colocando todo o efetivo das forças de segurança do município em ação e a serviço dos cidadãos. A ação resulta na prisão de diversas pessoas em flagrante, por crimes como tráfico de drogas, violência doméstica, etc.

Ainda há a operação de Visibilidade, que ocorre nos bairros para levar mais segurança à população e demonstrar que as forças da segurança estão presentes em toda a cidade.

Bertin finalizou parabenizando os profissionais da GCM, fundamentais para a segurança comunitária. “A GCM tem uma grande importância na questão da segurança, os profissionais têm se empenhado muito, são comprometidos e apoiam as outras organizações de segurança, como a Polícia Militar, Civil e Rodoviária. Parabéns pelo trabalho e eficiência”, concluiu.

Secretário de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image