Na noite da última quarta-feira, 3, a Prefeitura de Bragança Paulista realizou mais uma reunião do Governo Social, iniciativa que leva a Administração até os bairros para ouvir as demandas da população. O encontro aconteceu na Escola Municipal Prof. Maria da Graça de Moraes Palombello, reunindo moradores do Jardim Europa, Jardim Primavera, Jardim São José e Taboão.
Alguns dos temas discutidos foram drenagem, mobilidade urbana, saúde, educação em período integral, segurança pública, meio ambiente e espaços públicos.
Inicialmente, os munícipes relataram problemas de acúmulo de águas, esgoto e assoreamento de rios. Em resposta, o secretário de Obras e de Serviços em exercício, Marcus Ivonica, informou que estaria pessoalmente nas residências apontadas para avaliar soluções imediatas e destacou que a Prefeitura tem projetos em andamento por meio do Programa de Olho na Chuva, que prevê obras de drenagem e limpeza de canais.
Com relação ao trânsito, os moradores solicitaram mão única em trechos da região e melhorias de sinalização. Nesse sentido, o prefeito Edmir Chedid realizou uma consulta entre os presentes sobre a mudança viária na Rua João Polidori. “A maioria da população foi favorável à transformação em mão única, e a determinação já foi feita para que a alteração aconteça”, afirmou o prefeito. O secretário de Mobilidade Urbana, Dorival Francisco Bertin, explicou que a medida será acompanhada de estudo técnico das vias próximas, e anunciou a implantação imediata de novas faixas de pedestre e reforço da fiscalização no entorno de escolas e universidades.
No tema saúde, foram relatadas dificuldades de atendimento na UBS Santa Luzia e solicitadas novas unidades. A secretária de Saúde, Carmem Silva Guariente, informou que a construção de um novo posto no Taboão já está em andamento, com recursos do Novo PAC, e que haverá contato direto com famílias que apresentaram demandas específicas.
Na educação, diversas mães pediram a ampliação do ensino em período integral. Em resposta, a secretária Tatiana Canquerini destacou que os estudos estão em andamento para ampliar a oferta de vagas, especialmente no Infantil V e VI, e que em até 15 dias haverá retorno sobre a viabilidade.
Questões como perturbação do sossego, bares com funcionamento irregular e poluição sonora também foram levantadas. O secretário de Segurança e Defesa Civil, Coronel Américo Massaki Higuti, afirmou que haverá intensificação das rondas, principalmente às quintas e sextas-feiras, além do reforço de blitzes contra veículos com som alto.
Na área social, o secretário de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos, informou que equipes de abordagem atuam diariamente até a meia-noite e que seis novos orientadores sociais já foram contratados, ampliando o atendimento à população em situação de rua.
Foram cobradas, ainda, ações de limpeza, fiscalização ambiental e melhorias no Espaço PET. O secretário de Meio Ambiente, João Ricardo Guimarães Caetano, afirmou que o Castramóvel retornará à região em três semanas e que haverá vistoria conjunta com a Secretaria de Obras para cobrar soluções da Sabesp.

Já na quinta-feira, 4, a Prefeitura deu início ao atendimento das demandas apresentadas pelos moradores durante a reunião.
A Secretaria de Obras esteve no local para verificar os serviços que precisam ser realizados, com foco na prevenção de alagamentos. Já a Secretaria de Serviços iniciou ações práticas, incluindo a limpeza do Ribeirão da Av. José Gomes da Rocha Leal e a poda de árvores na região.
A Secretaria de Mobilidade Urbana deu início à pintura de faixas de pedestres nos locais solicitados pelos moradores e iniciou estudos para possíveis alterações no sentido de algumas vias, a fim de garantir mais segurança no trânsito.
Maria Bernadete, moradora da região, destacou a agilidade do poder público. “Eu achei que eles iriam vir, mas não tão rápido. Eu pedi ontem a faixa de pedestres e já está resolvendo hoje. Fiquei muito feliz com o resultado. Vai trazer mais segurança para gente!”.
De acordo com a Administração, as demais demandas registradas durante a reunião continuam sendo acompanhadas pelas pastas responsáveis.
0 Comentários