Na manhã desta sexta-feira, 17, aconteceu, no Palácio dos Bandeirantes, uma reunião entre representantes da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e o governo do estado, que resultou em uma importante conquista para o turismo paulista.
O encontro contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, do presidente da Aprecesp e prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, do prefeito de Holambra, Fernando Capato, do prefeito de Itu e ex-deputado, Herculano Passos, do prefeito de Águas de São Pedro e vice-presidente da associação, João Victor Barboza, e do assessor Renato.

Durante a reunião, que se estendeu por mais de duas horas, foi debatido o ranqueamento das cidades turísticas e a situação de oito estâncias – Ilhabela, Aparecida, Analândia, Eldorado, Pereira Barreto, São Luís do Paraitinga, Embu das Artes e Guaratinguetá – que corriam o risco de perder o título devido a falhas na documentação encaminhada por gestões anteriores.
Representando as Estâncias Turísticas e os Municípios de Interesse Turístico (MITs), a Aprecesp destacou a relevância dessas cidades para o desenvolvimento do turismo e para o fortalecimento da economia regional. O diálogo com o governador resultou em uma decisão histórica: as oito estâncias manterão seus títulos e outras duas cidades, atualmente classificadas como MITs, serão elevadas à categoria de Estâncias Turísticas, ampliando as oportunidades de investimento e desenvolvimento em todo o estado.

A legislação que trata da classificação das estâncias é de autoria do prefeito Edmir Chedid, elaborada durante seu mandato como deputado estadual e aprovada em 2022. A norma tem como objetivo garantir critérios técnicos e transparentes para a destinação de recursos e o fortalecimento do setor turístico paulista.
“Essa é uma conquista muito importante para o turismo de São Paulo. A manutenção dos títulos e a elevação de novos municípios refletem o compromisso do governo do estado e da Aprecesp com o desenvolvimento regional e com a geração de emprego e renda nas cidades turísticas. Fico muito satisfeito em ver que a lei que propus, ainda enquanto deputado estadual, tem contribuído de forma concreta para fortalecer o setor e promover o crescimento equilibrado do interior paulista”, destacou Edmir Chedid.
***
0 Comentários