Intenção é fazer com que as escolas ofereçam vagas para apenas um ciclo
Nessa quarta-feira, 23, o governo do estado de São Paulo anunciou que vai reorganizar a rede de ensino. Pelas informações divulgadas, a intenção é que as escolas passem a entender apenas um ciclo de ensino, ou seja, apenas o Ensino Fundamental – Anos Iniciais ou Ensino Fundamental – Anos Finais ou, ainda, Ensino Médio.
Em Bragança Paulista, as séries do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano) não estão sob responsabilidade do governo estadual, mas sim, do governo municipal, por isso, não serão afetadas.
Atualmente, já há unidades escolares que oferecem vagas apenas para o Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) ou somente para o Ensino Médio. Porém, na cidade, a maioria possibilita que o aluno entre no 6º ano e saia apenas quando terminar a 3ª série do Ensino Médio.
De acordo com o governo do estado, a reorganização se deve à redução de demanda de alunos. A Secretaria Estadual da Educação explicou que um levantamento realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) apontou tendência de queda de 1,3% ao ano da população em idade escolar no estado de São Paulo. Entre 1998 e 2015, a rede estadual de ensino perdeu dois milhões de alunos. A redução de nascimentos e, assim, do número de crianças e jovens em idade escolar no estado é o principal fator para a queda de matrículas, seguido pela municipalização do Ensino Fundamental, informou a pasta.
O governo anunciou que o novo modelo será aplicado já a partir de 2016, mas nem todas as escolas serão afetadas. Ainda serão mantidos ciclos diferentes em algumas unidades, levando em conta diferenças demográficas e a necessidade de atender as especificidades de cada região do estado. Está programada para novembro a divulgação da situação de cada unidade escolar. Também em novembro os pais serão convocados e comunicados sobre a unidade escolar de seus filhos, se ela sofrerá ou não alteração, e para onde serão transferidos.
Em Bragança Paulista, o dirigente regional de ensino, Salim Andraus Júnior, convocou todos os diretores de escolas, incluindo os que estão afastados, para uma reunião na próxima sexta-feira, 25, às 14h. O assunto do encontro será exatamente a reorganização que está sendo implantada pelo governo estadual.
0 Comentários