news-details
Redescobrindo

Geleia de manga e maracujá

Muita gente sabe que gosto muito de geleias de frutas, as caseiras. Faço desde a de morango até as de laranja azeda, de uvaia e de goiaba (está chegando a época delas logo ali). E sempre que faço, separo alguns potes para presentear.

Acredito muito que partilhar com as pessoas que se gosta algo feito na sua cozinha, é dizer, por meio desse ato, o quanto você as estima, pois, no preparo de geleias em especial, demandamos tempo e paciência.

Há algumas semanas, as mangueiras no sítio estavam carregadas de frutas, e no quintal de meu irmão também. Eram mangueiras daquelas que chamam de manga rosa, redondinhas e com pouco fio, e toda semana tinha uma sacola com muitas delas para me deliciar chupando a fruta e também fazendo suco de manga com limão.  

Num dia, vi na fruteira que algumas mangas estavam mais maduras e testei fazer com elas uma geleia de manga e maracujá, inspirada na receita da chef Denise Capela.

Fui ao freezer, peguei polpas de maracujá, que sempre tenho congeladas (quando a fruta está mais barata, meu marido traz em quantidade e eu congelo as polpas em copos descartáveis), cortei as mangas – com casca e tudo – já lavadas, uma maçã com casca sem cabinho e sementes, bati com um pouco de água no liquidificador, peneirei por conta dos fios e lá estava eu preparando a geleia.

Se as mangas “caipira” acabaram, você pode fazer a geleia com a tipo Palmer ou a Tommy.

GELEIA DE MANGA E MARACUJÁ

(Se usar a manga Tommy ou Palmer, não será preciso coar; mas aí use as frutas descascadas para sua geleia ficar com uma cor mais bonita.)

          - 3 mangas maduras Tommy ou Palmer

          - 1 maçã sem cabinho e sem sementes

          - Polpa de um maracujá grande

          - Suco de um limão

          - Açúcar, se necessário

         Coloque no copo de liquidificador as mangas em pedaços e a maçã, e bata com um pouco de água (100 ml) até virar um creme.

         Coloque na panela, junte a polpa do maracujá e o caldo de limão. Experimente e, se preciso, adoce a gosto.

         Leve para ferver em fogo médio-baixo, mexendo de vez em quando por aproximadamente 20 minutos. Coloque ainda quente num recipiente de vidro deixando um dedo de espaço na borda, tampe e vire de ponta cabeça o vidro (esse processo ajuda a criar um vácuo e aumenta a durabilidade da geleia fora da geladeira).

         Por aqui, como faço bastante, coloco em embalagens de requeijão com tampa plástica e guardo as porções no freezer.

         Saboreie com torradas ou pura, em colheradas.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Até nosso próximo encontro!

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image