news-details
Redescobrindo

Gelatina de pinga

Nos aniversários da década de 1970, em especial, um dos doces que não podia faltar era a gelatina de pinga. Aqueles pedaços quadradinhos vermelhos, passados no açúcar cristal, eram muito gostosos e, junto com maria-mole, caseira também, e o brigadeiro, compunham os doces das festas de aniversário.

Um docinho simples de fazer, gostoso e que ninguém mais faz e nem ao menos conhece. Por isso, resolvi trazer aqui.

A receita minha mãe ganhou de nossa vizinha do tempo de criança e ainda dos dias atuais, minha xará, Dona Inês Lucatto Puccinelli. E, enquanto escrevo, me lembro dela cortando com tesoura os pedaços do doce para passar no açúcar cristal.

Fácil e rápida, a gelatina perde o teor alcoólico ao ficar no fogo, mas o sabor se mantém. Você pode fazer metade da receita, se preferir.

Quanto à pinga, encontramos atualmente nos mercados aquelas garrafinhas de meio litro de aguardente caso não tenha facilidade de adquirir. Naquela época, se comprava no barzinho pinga por copo, assim como groselha. Eram tempos diferentes, com lembranças saudosas.

GELATINA DE PINGA

 - 1 quilo de açúcar cristal

 - 1 copo (tipo requeijão) de pinga

 - 2 copos (tipo requeijão) de água fria

 - 3 pacotes (de 12 g) de gelatina sem sabor (2 vermelhos e 1 branco)

Dissolva o açúcar com a pinga na panela. À parte, dissolva a gelatina na água fria. Junte tudo na primeira panela e leve ao fogo até quando tiver ponto de fio (veja com uma escumadeira), cerca de 10 minutos após ferver.

Unte uma forma retangular média com manteiga e despeje a gelatina. Leve gelar e, no dia seguinte, corte com tesoura e passe no açúcar cristal ou refinado. Pode colocar em forminhas.

Rende cerca de 100 pedacinhos de gelatina.

Obs.: se colocar no freezer por uma hora, dá para cortar após 4 horas.

Até nosso próximo encontro!

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.

Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas,

escreva para: miocz@yahoo.com.br.

***

Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia

Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D

 

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image