Neste calor, unir a gostosura do chocolate num creme geladinho acaba sendo a sobremesa perfeita e, como sempre, super-rápida para preparar.
Esta é mais uma das receitas que tenho há muito tempo, que a gente esquece lá no livro de receitas e quando começa a fazer e ver o sucesso que é, começamos a repetir sempre.
É uma sugestão interessante pois a quantidade que a receita rende, em geral, termina na hora da sobremesa, não fica o restante depois rodando pela geladeira (o que não tem problema, visto que pode ser mantida por alguns dias refrigerada, caso sobre).
Agora não deixo faltar os ingredientes na dispensa para que quando bater aquela vontade de chocolate eu possa preparar rapidinho e após uma hora ou pouco mais poder me deliciar. Somente faça, e verá que é mesmo muito bom.

- 1 embalagem de pó para pudim sabor chocolate (30 g)
- Meio litro de leite de vaca
- 1 pacote de bolacha de chocolate recheada (varia de 120 a 140g)
- 1 embalagem pequena de creme de leite (200g)
Coloque na panela o pó para pudim junto com o leite e misture bem antes de ligar. Se acaso estiver muito claro o creme (depende de cada marca), pode juntar 1 colher (sopa) cheia de cacau em pó ou de achocolatado da sua preferência para ficar mais escurinho.
Leve ao fogo para ferver, mexendo de vez em quando, e deixe até engrossar.
Num prato, pique com as mãos as bolachas recheadas e reserve.
Quando o creme engrossar, tire do fogo e misture o creme de leite e, em seguida, misture rapidamente as bolachas nesse creme.
Despeje num pirex pequeno para que o seu gelado fique com uma espessura razoável.
Coloque, aderindo na superfície do doce, um plástico filme ou saquinho plástico para que não forme uma camada ressecada por cima na hora que gelar.
Leve à geladeira até o creme endurecer.
Caso tenha pressa, leve ao freezer por uma hora ou pouco mais que adianta o processo. Depois, mantenha em geladeira até servir.
Até nosso próximo encontro
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau-lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bra-gantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
0 Comentários