Fotos: Dimp
news-details
Geral

GCM participa de Curso de Formação de Instrutor de Pilotagem no CETH

Esta é a primeira vez que um guarda civil municipal do município recebe tal capacitação

 

O guarda civil municipal Henrique, de Bragança Paulista, integrante da Equipe ROM (Rondas Ostensivas com Motocicletas) participou de curso de formação de Instrutor de Pilotagem no Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH), unidade de Indaiatuba, nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

O programa de treinamento tem como objetivo explicar as técnicas de pilotagem com segurança, transferir conhecimentos, moldar atitudes e desenvolver habilidades com foco na multiplicação do conhecimento.

Esse conjunto de informações, aliado aos avanços tecnológicos, ocorridos tanto na motocicleta quanto nas condições de tráfego, são primordiais ao desenvolvimento das habilidades e consciência do motociclista.

O CFI (Curso de Formação de Instrutor) é composto por uma parte teórica para formação do instrutor envolvendo temas com montagem do ambiente, didática de instrução, postura e atitude do profissional, entre outros. A parte prática tem o intuito de capacitar o instrutor quanto à habilidade em conduzir a motocicleta e a transmitir os conhecimentos referentes à pilotagem segura.

Os instrutores são capacitados por meio dos Cursos Fundamental e Avançado em vias pavimentadas; Curso Fundamental Fora de Estrada e Curso de Quadriciclos e Test-Ride em motocicletas de alta cilindrada. Para aprimorar a habilidade técnica em pilotagem, são utilizados os seguintes exercícios: alamedas grande e pequena, slalon duplo e simples, frenagem simples, frenagem com mudança de direção, prancha de equilíbrio, contra-esterço; no Off-road, curvas, frenagem, subidas e descidas, adversidades, deslocamento em trilhas, obstáculos, entre outros. Com duração de 28 horas, o curso está dividido em parte teórica, sendo 12 horas, prática, com 16 horas.

Todos os veículos (motocicletas e scooter) são do próprio CETH.

Polícias militares de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, guardas civis municipais de Campos de Jordão/SP e Canoas/RS, agentes de trânsito e integrantes do Samu também participaram do treinamento, totalizando 23 pessoas na capacitação oferecida pela Honda, de forma  gratuita  para órgãos públicos de todo Brasil.

Na avaliação final, feita em uma pista de maneabilidade, o GCM Henrique foi apto, fazendo o percurso sem nenhum erro técnico e ficando com na terceira colocação entre os 23 participantes.

Para o GCM Henrique, é um passo muito importante para a corporação e para o município terem um instrutor de técnicas de pilotagem, visto que está habilitado para ministrar cursos de pilotagem para a corporação, bem como para funcionários públicos e de empresas privadas, com o objetivo de tornar o trânsito da cidade mais seguro.

A equipe ROM vem ganhando destaque no patrulhamento no município, justamente pela agilidade no deslocamento, alinhado ao padrão operacional e agora será disseminada com mais intensidade uma pilotagem mais segura alinhada às técnicas, proporcionando à comunidade mais eficiência no atendimento de ocorrências.

Além de estarem presentes nos treinamentos, os profissionais participaram do Programa Motociclista Legal e doaram alimentos que serão repassados pelo Centro Educacional da Honda para entidades assistenciais.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image