A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na noite de terça-feira, 11, o novo formato e os detalhes da edição 2026 do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. A competição terá início em 11 de janeiro e encerramento em 8 de março, com um formato inédito, inspirado na atual fase de liga da UEFA Champions League.
De acordo com o regulamento, as equipes se enfrentarão dentro de seus respectivos potes e também contra cinco adversários definidos por sorteio. O Red Bull Bragantino terá uma primeira fase bastante desafiadora, com confrontos diante de Novorizontino, São Bernardo, Mirassol, Velo Clube, Noroeste, Botafogo-SP, Corinthians e Santos.
Ao término da fase classificatória, os oito melhores colocados no geral avançarão para as quartas de final, que, assim como as semifinais, serão disputadas em jogo único. A grande final acontecerá em duas partidas. Já os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados à Série A2.
A mudança no formato foi motivada pelo novo calendário do futebol nacional, que prevê o início do Brasileirão já em 28 de janeiro. Dessa forma, os clubes da elite do futebol brasileiro disputarão simultaneamente os jogos do Paulistão e do Campeonato Brasileiro.
Segundo a FPF, o novo modelo foi aprovado pelos clubes participantes pouco antes do evento oficial de lançamento da competição. A ordem dos confrontos e os mandos de campo ainda não foram definidos.
As transmissões do Campeonato Paulista 2026 seguirão com Record, YouTube, CazéTV, TNT Sports e HBO Max, garantindo ampla cobertura da principal competição estadual do país.
***
0 Comentários