Resolvi testar, para o almoço de domingo, um jeito diferente de fazer os filés de tilápia que, além de ser uma sugestão de preparo superprática, foi um sucesso.
Do mesmo modo, fiz também filés de merluza – sugestão para os que não curtem muito peixes de água doce – que ficaram muito bons também. Assim, se a família tem alguma preferência, use o peixe que apreciem mais ou o que estiver mais em conta. Depois, é só fazer um arroz branco e legumes na manteiga e o cardápio está pronto – uma boa pedida para esse calor.
A receita é da Cida, cozinheira de uma família na qual a patroa posta diariamente receitas dos almoços preparados com todo carinho. E a Cida está fazendo isso com excelência; vale a pena conhecer a página de @lucianahildebrand.
.jpg)
- 1 quilo de filés de tilápia (coloquei também filés de merluza)
- 3 colheres (sopa) generosas de margarina ou manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Caldo de 2 limões-taiti médios
Sal
- 4 dentes de alho bem esmagadinhos
Numa tigela, derreta no microondas a margarina por cerca de 40 segundos. Junte o sal, o alho esmagado, o azeite e o caldo dos limões e misture bem, provando o sal.
Noutra tigela, espalhe os filés e regue por cima de cada um esse molho, que pode ficar endurecido quando a margarina esfriar (sem problemas).
Deixe os filés marinando nesse tempero por cerca de uns 30 minutos.
Depois, forre a assadeira com papel manteiga e espalhe-os regando por cima deles todo o molho restante.
Leve assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos ou até perceber que os filés estão cozidos, sem deixar ressecar.
Retire da assadeira com cuidado, coloque num prato de servir e enfeite com legumes cozidos passados na manteiga.

Maria Inês de Oliveira Chiarion Zecchini é professora de Educação Infantil nesta cidade e autora do livro “Redescobrindo – receitas da cozinha bragantina”. Faz parte da Associação dos Escritores de Bragança Pau- lista (Ases), foi membro fundadora da Academia Bragantina de Letras (ABL) de 2005 a 2008, e colunista do jornal Cidade de Bragança de 2005 até 2011.
Até nosso próximo encontro!
Para sugestões, críticas e temas para as próximas colunas, escreva para: miocz@yahoo.com.br.
***
0 Comentários