news-details
Cultura

Festival “Se esta Rua fosse Sua” começa nesta quinta, na Casa Lebre

O 1º Festival "Se esta Rua fosse Sua", promovido pela Casa Lebre,  toma conta das telas, de 22 a 25 de abril, enquanto as ruas devem permanecer desocupadas. 

Segundo os realizadores, a proposta reúne artistas, educadores e pensadores para discutir e alimentar a cidade com arte. O projeto é uma realização do Núcleo Educativo da Casa Lebre. 

Para promover a diversidade e a troca, a programação combina diferentes linguagens das artes: apresentação musical, apresentações de teatro, oficina artística, contação de histórias, exposição acompanhada de bate papo e, ainda, uma mesa com convidadas para tratar do tema “cidades que educam”. 

“É tudo online para alcançar o público dentro de casa. A programação nasce da vontade de promover encontros, trocas e abrir perspectivas. Este festival foi pensado especialmente para contribuir com a formação das crianças e do público jovem, no entanto,  as atividades são recomendadas para todas as idades. Esta iniciativa deseja ser uma ferramenta para que, juntos, possamos construir uma cidade mais educadora”, explicam. 

Para mais informações, acesse o site: https://www.casalebre.com/

Confira a programação: 

Quinta-feira, 22 

20h - Mesa de Conversa - com Bia Raposo, Lourdes Atié, Maria de Fátima Guimarães e Renata Americano

assista pelo link - youtube.com/casalebre

Para discutir como privilegiar os encontros pela cidade, das pessoas com as pessoas e das pessoas com os espaços públicos propomos uma conversa com quatro educadoras atuantes do nosso cenário local e global.Vamos refletir sobre as relações que temos e as que gostaríamos de ter com nossas cidades. Queremos colaborar para criação de uma cidade mais humana, diversa e educadora. 

Sexta-feira, 23

20h - Exposição e bate-papo com o artista José Bueno 

assista pelo link - youtube.com/casalebre

O trabalho de José Bueno compõem uma exposição que é fruto da primeira Convocatória da Casa Lebre. O processo foi criado para estimular a participação de jovens artistas das diversas linguagens da arte contemporânea.

A exposição "Outros modos" olha para o ambiente escolar, local de crescimento e formação. Quem passou pela escola ou trabalhou neste ambiente já sentiu as dores e as delícias de seu dia a dia. As obras apresentadas são pesquisas líricas que buscam lidar com esses espaços na perspectiva de um arte educador que carrega consigo uma inquietude provocada por estes espaços e pelas práticas de ensino.

Sábado, 24 

11h - Contação de Histórias com Juliana Bueno 

assista pelo link - youtube.com/casalebre

A Contação de Histórias é uma ação milenar muito eficiente para absorção de valores morais e sociais, e é nesse contexto que entra a importância da Contação como prática educativa. Por meio dela, as crianças podem começar a desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem, criando empatia com os personagens. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento. É no lúdico que a criança desenvolve seu senso crítico.

15h30 - Oficina Criativa “Cidades Imaginadas”com coletivo Encontros com a Paisagem 

Inscreva-se na Oficina pelo link http://bit.ly/oficinaRuaSua -  (20 vagas) 

Esta é uma oficina para pensar e exercitar a nossa relação com a cidade, a partir da observação do trabalho de artistas e da produção de colagens. Será online (via Google Meet) e gratuita, para jovens e adultos. 

O coletivo é formado por três mulheres educadoras de Bragança Paulista. Dentro e fora da Fazenda Serrinha, promovem encontros entre pessoas para cultivar a criatividade, a imaginação e a convivência por meio da arte. São elas: Maria Fernanda Carmignotto, Naira do Amaral e Soraya Voigtel.

17h - Teatro de Marionetes com Pequeno Teatro do Mundo “Onheama” - ópera de João Guilherme Ripper 

assista pelo link - youtube.com/casalebre

Esta ópera tem uma forte mensagem ecológica e é inspirada no poema A infância de um guerreiro, do amazonense Max Carphentier. Onheama significa "eclipse" em língua tupi. A mitologia indígena interpreta o eclipse como a ação maléfica de Xivi, a terrível onça celeste, que devora Guaraci, o Sol, e depois sai à caça das estrelas e de Jaci, a Lua. No dia em que Xivi conseguir engolir tudo o que reluz no céu e saciar a sua fome tremenda, o mundo acabará. Somente um guerreiro corajoso e de coração puro como Iporangaba poderá salvar a Amazônia e a Terra do terrível monstro. Triunfa a luz numa perspectiva infantil; triunfa, afinal, a vida

Domingo, 25

17h - Teatro Circus da Alegria, com Trupe Banana's 

Assista pelo link - instagram.com/casalebre 

O teatro é, antes de qualquer coisa, uma arte, mas uma arte híbrida, que envolve literatura e encenação. Mesmo com o advento da tecnologia, o teatro continua causando encantamento e, por isso, concretizando de maneira única o aprendizado, seja de ordem informativa ou cultural. O trabalho de palhaços do Circus da Alegria da Trupe Banana's, se vale de um humor delicado e sagaz para divertir o público de todas as idades. 

Inspirado no espetáculo Circus Alegria, os palhaços Torresmo, Groselha e Espiga abrem uma live no Instagram. Através de jogos, quizz e brincadeiras, interagem diretamente com o público online, que conforme o desempenho, entra ao vivo por vídeo chamada para jogar com artistas. 

20h - DOM Musical com Felipe Antunes 

assista pelo link - youtube.com/casalebre

Felipe Antunes é músico, cantor, compositor e pesquisador. Com sua banda, Vitrola Sintética teve três indicações ao Grammy Latino entre 2015 e 2016. Em carreira solo lançou Cru (2018)  e Lâmina (2016) - Foi contemplado no edital Natura Musical para realização do projeto Visão Noturna em 2018 - projeto multilinguagem que, além do álbum (lançado nas plataformas digitais em maio de 2020) trará um breve romance - na forma de livro -, um zine digital, e um documentário. Foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro de 2019 pela direção musical da peça Mãe Coragem, de B. Brecht, dirigido por Daniela Thomas e com Bete Coelho no papel principal. 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image