Projeto terá 16 atrações gratuitas espalhadas em diferentes espaços da cidade
Bragança Paulista receberá, do dia 2 de agosto a 1º de setembro, o Festival de Artes Cênicas “Entrando Em Cena Apresenta”. O projeto engloba uma série de espetáculos de teatro, circo e dança com o objetivo de difundir uma arte transformadora.
O festival será realizado pelo Instituto Entrando em Cena. O grupo, fundado em 2010, trabalha com a arte e a cultura como ferramentas de desenvolvimento e transformação social e tem nos jovens seu principal público-alvo.
As atrações – 16 no total – ocorrerão aos finais de semana e serão divididas em Mostra Principal, Mostra Cena Bragantina e o espetáculo “Vá Com Zeus”, produzido pelo Instituto Entrando em Cena, com direção de Alexandre Roit e atuação dos jovens que durante um ano fizeram parte do projeto de arte-educação “Entrando em Cena – Primeiro Ato”.
A Mostra Principal contará com espetáculos de referência nas Artes Cênicas, vindos de São Paulo e o do Rio de Janeiro e será apresentada aos sábados e domingos. Haverá espetáculos ao ar livre, como “Andaime”, da Cia. Linhas Aéreas, espetáculos para o publico infantil, como “Les Classiques”, da Cia. Absurda Confraria e espetáculo para o público adulto, como “Luiz Antônio – Gabriela”, da Cia Mungunzá de Teatro.
Também haverá atrações em lugares inusitados que proporcionam ao público diferentes linguagens cênicas, como o espetáculo “Dentro é Lugar Longe” apresentado dentro de um ônibus.
Já a Mostra Cena Bragantina apresentará espetáculos de grupos de teatro da cidade, com o objetivo fortalecer a produção teatral bragantina. As atrações estão marcadas em sextas-feiras na Praça do Matadouro e no Centro Cultural Geraldo Pereira.
O espetáculo “Vá com Zeus” é inspirado nos mitos gregos e na Odisséia, de Homero. Os jovens do Instituto Entrando em Cena utilizam os recursos do teatro de rua, do circo e da dança popular brasileira para contar a trajetória de um herói, confrontado pelos Deuses em seu retorno para casa. Serão quatro apresentações, durante o festival, em datas e locais diferentes, tanto na região central, como na periferia e na zona rural da cidade.
O evento de abertura, que faz parte da Mostra Principal, será um espetáculo do grupo “Meninos do Morumbi”, que também visa promover a transformação social por meio da arte. Para encerrar o festival, haverá um cortejo de maracatu pela cidade com a participação dos grupos Arrastão do Beco, de São Paulo e Baque Lua Cris e Malungos do Baque, de Bragança.
O festival acontece em parceria com a empresa “Jaya – Projetos Culturais” e tem patrocínio de empresas por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – ProAC. O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista e da empresa TE Conectivity.
Alguns espetáculos terão ingressos com números limitados de lugares, que estarão disponíveis para serem retirados antecipadamente na Secretaria Municipal de Cultura e no Museu do Telefone. A programação completa do Festival está disponível no site do Instituto Entrando em Cena http://www.entrandoemcena.org.br e na fan page no facebook https://www.facebook.com/institutoentrandoemcena.
0 Comentários