De 8 a 28 de julho, acontece, em Bragança Paulista, o 22º Festival Arte Serrinha. Com o tema “Atlânticos”, esta edição celebra a criação do Instituto Serrinha e a parceria inédita com o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo do estado de São Paulo. O evento celebra também a língua portuguesa, elemento que, transpondo distâncias oceânicas, cria uma fratria entre América, África e Europa. Além disso, flerta com o ciclo temático das línguas africanas que ganha destaque no Museu da Língua Portuguesa com a exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”, atualmente em cartaz.
Desbravando terrenos de colaboração, Fabio Delduque, idealizador do festival, convidou o português Carlos Antunes, da Bienal de Coimbra, e a angolana Mehak, da Galeria Jahmek Contemporary Art, para assinarem ao seu lado a curadoria da residência artística, um dos destaques desta edição e com a qual parceria com o Museu da Língua Portuguesa se estabelece. Os angolanos Wyssolela Moreira e Gegé M'bakudi, os portugueses Inês Moura e Jorge das Neves e os brasileiros Jonathas de Andrade e Shirley Paes Leme criarão obras durante a vivência na fazenda. Em 2025, trabalhos resultantes da residência artística farão parte de mostra temporária no museu. “Queremos tratar de temas urgentes com os quais todos nós convivemos, como revisões históricas e heranças. Pensar futuros que podemos construir juntos. Olhar para este Atlântico que nos une e nos separa. Ouvir a mesma língua”, comenta Delduque.
Durante os 20 dias de festival, somam-se à programação as residências de dança com Morena Nascimento e de artes visuais com Virginia Medeiros; as oficinas de gastronomia com Morena Leite; de moda com Dudu Bertholini; de pintura com Dudi Maia Rosa ede música com Jaques Morelenbaum.
Além do Museu da Língua Portuguesa, o Arte Serrinha firmou parcerias com a Ocupação Nove de Julho e com o Núcleo Luz, que vão receber cinco bolsas integrais cada, para participarem da Residência de Artes Visuais com Virgínia Medeiros.
OInstituto Serrinha será um espaço dedicado à cultura, à arte, à educação e à preservação do meio ambiente que vai abarcar os projetos desenvolvidos há mais de 30 anos pela Fazenda Serrinha. “É um momento especial para montar projetos dessa natureza, em que a humanidade precisa congregar inteligências e sensibilidades”, diz Fabio Delduque. A atuação do instituto permitirá novas parcerias e o convênio com outros países.
PROGRAMAÇÃO
Oficinas
K Sea Ya, Caíto Marcondes e Felipe Barros Arruda – Artcura, o Teatro Liminal – 8 a 13 de julho
Dudi Maia Rosa – Oficina de Aquarela – 11 a 14 de julho
Instituto Capim Santo – Oficina de Gastronomia – 12 e 13 de julho
Dudu Bertholini, Nicolas Gondim e Gama Higai– Oficina Papangús e o despertar do universo pessoal criativo – 25 a 27 de julho
Jaques Morelenbaum, Paulo Flores, Manecas Costa e Franci Óliver - Oficina de improvisação, orquestração e arranjo – 24 a 27 de julho
Residências artísticas
Residência de artes visuais em parceria com o Museu da Língua Portuguesa: Shirley Paes Leme (Brasil), Jonathas de Andrade (Brasil), Inês Moura (Portugal), Jorge das Neves (Portugal), Gegé M’Bakudi (Angola) e Wyssolela Moreira (Angola)
Curadoria: Fabio Delduque, Carlos Antunes e Mehak –13 a 21 de julho
Residência de artes visuais com Virgínia de Medeiros –15 a 20 de julho
Residência de dança com Morena Nascimento –15 a 24 de julho
Mesas
Hilma af Klint por Luciana Pinheiro –11 de julho – 20h
Curadoria na era da IA – Carlos Antunes, Virgínia de Medeiros, Wyssolela Moreira – 18 de julho – 20h
Música Atlântica – Jaques Morelenbaum, Paulo Flores e Manecas Costa – 25 de julho – 20h
Cinema (com debate depois dos filmes)
Máquina do Desejo (Brasil 2021) de Joaquim Castro e Lucas Weglinski – 17 de julho – 20 h
Omi Nobu (Cabo Verde 2023) de Carlos Yuri Ceununk –23 de julho – 20h
Shows
Assucena Assucena no teatro de arena do Centro Cultural Serrinha – 13 de julho – 16h30
Paulo Flores, Jaques Morelenbaum e banda com participação de Morena Nascimento no Sesc Pinheiros (São Paulo) – 28 de julho – 18h
Festival infantil “Na ponta da língua”
Oficinas gratuitas para crianças de 5 a 10 anos
(As famílias são bem-vindas e podem participar das propostas)
Às segundas, quartas e sextas
Dias 8, 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24 e 26/7, das 14 às 16h
Local: sede da Associação Amigos da Serrinha, no início da Estrada Municipal José Vaccari
Teatro Anonimato com A Cia Mugunzá
Dia 20 de julho, às 16h
Local: teatro de arena do Centro Cultural Serrinha
Exposição Paulo Lobo
Pinturas expostas nas trilhas da Serrinha, com curadoria de Paulo Herkenhoff
***
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários