A Exposição Internúcleos do Cavalo Árabe, considerada a raça equina mais antiga do mundo, será realizada neste sábado, 27, em Bragança Paulista. Com mais de 30 mil animais registrados, São Paulo ostenta uma das maiores criações dessa raça no Brasil.
A atração é um dos grandes destaques da 57ª Expoagro e 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista, que ocorrem de 26 de abril a 5 de maio no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta), e promete atrair entusiastas e especialistas de todo o Brasil. A raça, originada há mais de três mil anos, é reconhecida por sua resistência, inteligência e, sobretudo, pela sua aparência exuberante.
De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), as apresentações da raça ocorrerão no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, onde 73 exemplares de linhagem nobre serão avaliados por juízes brasileiros renomados nas competições de Halter, uma modalidade que avalia a estrutura física (conformação) do animal.
Segundo Cris Guardia, vice-presidente de Fomento da ABCCA, a inclusão do cavalo árabe na programação do evento é de vital importância para o fortalecimento da cultura e da tradição equestre na região. A expectativa é que a presença da raça reforce ainda a relevância da equinocultura no cenário agropecuário e cultural do estado de São Paulo.
À primeira vista, o cavalo árabe encanta. Com uma cabeça pequena e refinada, narinas e olhos expressivos, ele se distingue das demais raças equinas. De acordo com levantamento recente da ABCCA, São Paulo possui uma das maiores criações do país. “Outras características importantes da nossa raça são a resistência e a inteligência”, completa a vice-presidente da ABCCA.
Para mais informações sobre o cavalo árabe, acesse: www.abcca.com.br.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários