Um rapaz de 30 anos, estudante do curso de Administração, gerou um clima de medo nos alunos da Universidade São Francisco, em Bragança, e acabou sendo preso, na manhã dessa terça-feira, 30.
A Guarda Civil Municipal (GCM) compareceu à USF e deteve o jovem, que foi levado à Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise).
Segundo depoimentos colhidos no local, nos últimos dias, vários estudantes denunciaram terem sido ameaçados à faca por ele. Nessa segunda-feira, 29, o rapaz compareceu ao campus com uma arma e foi impedido de entrar.
Porém, ele voltou ao local ontem, quando foi detido pela polícia. Segundo a Dise, a arma que ele levou hoje era de airsoft, ou seja, de pressão. Numa busca na casa do aluno, os agentes encontraram, além de outros objetos semelhantes sem especificações corretas, algemas e munição de uso restrito das Forças Armadas.
Segundo a polícia, ele é praticante de paintball, e nos dias 19 e 25 desse mês, já teria exibido armas aos colegas no ambiente universitário.
Até o fechamento desta edição, ele estava preso sem direito à fiança pelos motivos; e, nesta quarta-feira, 31, estava prevista uma audiência de custódia. Uma aluna de Biomedi-cina relatou que esse não foi o primeiro conflito envolvendo o rapaz: ele já teria brigado com um professor e agredido dois estudantes.
A Universidade São Francisco afirma ter adotado as medidas necessárias para garantir a integridade e segurança de professores, alunos e funcionários e reforça que o acesso do rapaz no campus está proibido.
Em nota, a instituição informa, ainda, que o assunto é averiguado por uma comissão interna com a participação das autoridades policiais locais.
“A USF se coloca à disposição de toda a comunidade acadêmica através dos canais de comunicação, pelo e-mail: relacionamento@usf.edu.br ou pelo telefone: 0800 727 8855, ressaltando que é direito de quem não se sentir seguro, procurar as autoridades locais para abertura de Boletim de Ocorrência (BO)”, diz o comunicado.
Segundo a USF, as aulas e outras atividades da instituição seguem normalmente.
0 Comentários