Almoço beneficente: Neste domingo, 28, a partir das 11h30, na Catedral, venderemos um delicioso almoço: lasanha de bacalhau (lasanha de bacalhau com molho branco, arroz e couve gratinada), pelo valor de R$ 25,00. Participe e colabore! Retirar no Salão Paroquial ou delivery: (11) 9 5648-4522.
- Aos sábados e domingos, funcionará, das 17h30 às 21h30, a barraca de pastéis (carne, queijo, pizza e frango), crepes, pizzas e doces caseiros.
Via Sacra: Todas as sextas-feiras, às 15h, na Catedral, e missa às 16h.
Catequese: Estão abertas as inscrições para a Catequese de iniciação à Vida Cristã: 1ª Eucaristia de Crianças e para Adultos, Pré-Catequese, Perseverança e Crisma. Interessados devem procurar a Secretaria Paroquial.
- Crianças e adolescentes que desejarem ser coroinhas e acólitos devem procurar a Secretaria Paroquial.
3ª semana da Quaresma/Missa da Penitência: Dia 5 de março, sexta-feira, às 5h30, na Catedral.
Aniversário de falecimento: No próximo dia 7, transcorrerá mais um ano do falecimento de Dom José Lafayette Ferreira Álvares, bispo diocesano (1971-1976). Sua morte aconteceu em 7 de março de 1971, portanto, há 50 anos.
Dia 28 – 2º domingo da Quaresma, São Lupicínio, São Romano, Santo Hilário, papa.
- Início do Carnaval de Rua – 1854
Dia 1º de março – Santo Albino, São Felix III, Santa Eudóxia.
- Dia da Fundação da cidade do Rio de Janeiro-RJ
Dia 2 – Santa Inês de Praga, São Lúcio, Ss. Jovino e Basileu.
- Dia da Oração, Dia Nacional do Turismo
Dia 3 – São Marino de Cesareia, Santo Cunegundes, São Ticiano.
- Dia do Meteorologista
Dia 4 – São Casimiro, Santo Adriano, São Basino.
- Dia Mundial da Oração
Dia 5 – São José da Cruz, São Teófilo, São Focas.
Dia 6 – Santa Rosa de Viterbo, São Marciano.
Dia 7 – 3º domingo da Quaresma, São Dráusio, Santo Estervino, Santa Perpétua e Felicidade, mártires.
“Na juventude, deve-se acumular o saber. Na velhice, fazer uso dele”.
(Jean-Jacques Rousseau)
Salmo 118: Feliz é quem, na lei do Senhor Deus, vai progredindo!
Pascom – Catedral
O Sol, a Lua e os deuses da mitologia romana (que batizaram os primeiros planetas descobertos: Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio são os homenageados nos dias da semana em quase todos os idiomas ocidentais.
Na língua inglesa, os agraciados são deuses nórdicos – Tyu (irmãos de Thor) em Tuesday, Odin em Wednesday, Thor em Thursday e Fraye em Friday. Os portugueses, no entanto, quebraram essa tradição.
Roma chamava os dias de Solis dies (dia do Sol, domingo), Lunae dies (dia da Lua, segunda), Martis dies (dia de Marte, terça), Mercurii dies (dia de Mercúrio, quarta), Jovis dies (dia de Júpiter, quinta), Veneris dies (dia de Vênus, sexta) e Saturni dies (dia de Saturno, sábado). O Imperador Constantino (272-337), cristão, mudou Solis dies para Dominica dies, o dia do Senhor. Saturn dies virou Sabatum, do Shabat hebraico, o dia de repouso obrigatório que cai então.
Isso deu, em espanhol: Lunes, Martes, Miercoles, Jueves, Viernes. Sábado e Domingo são compartilhados com o português, com a mesma pronúncia e grafia.
No século VI, Martinho de Dume, bispo de Braga (noroeste de Portugal), achou que não era suficiente despaganizar só o fim de semana. Iniciou uma forte campanha para substituir os nomes pagãos dos dias em expressões da liturgia católica: feria secunda ou secunda feria, tertia férias etc. Feria, em latim significava, “dia de festa”, “dia de descanso”. Mas seu sentido, por força do cristianismo, alterou-se para “dia sagrado”. Todo o dia era sagrado.
Assim, Portugal, depois de chamar os dias de domingo, lues, martes, mércores, joves, vernes e sábado, passou a ser o único país do mundo a usar a forma canônica para os dias úteis, mantendo o sábado e domingo. Martinho – que não era português, mas da Ponômia, atual Hungria – também tentou mudar o nome dos planetas. Virou santo, mas isso ele não conseguiu.
Apesar do nome em português, a segunda-feira é, para a International Organization for Standardization (ISO), o primeiro dia da semana. Mas o Brasil não está sozinho em achar que começa no domingo: EUA, Canadá e Austrália, entre vários outros, concordam.
Site: Aventuras na história, Uol, 29/06/2017.
Roberto / Pascom

A Paróquia Coração Imacu-lado de Maria, localizada na Rua da Glória, no Cruzeiro, está informando sua comunidade e fiéis sobre os horários das missas a serem realizadas presencialmente. Confira:
Aos sábados, a celebração começa às 19h30. Já no domingo, ocorrem duas missas, às 10h e às 19h.
Cabe ressaltar que, durante a Quaresma, serão realizadas missas todas as sextas-feiras, a partir das 6h.
As missas que acontecem aos domingos e às sextas-feiras são transmitidas pelo Facebook da Paróquia: facebook.com/paroquiacoraçãoimaculadademaraia.
Os sacramentos são sinais sagrados, instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Não simples sinais, mas, teologicamente, sacramento significa “a presença visível de Deus na vida do ser humano”. Assim se expressou a Igreja no Concílio de Trento: “Fiéis à doutrina das Sagradas Escrituras, às tradições apostólicas (...) e ao sentimento unânime dos Padres”, professamos que “os sacramentos da nova lei foram todos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo” (cf CIC 1114; DS 1601).
Os sacramentos são “forças que saem do corpo de Cristo”, sempre vivo e vivificante; são “ações do Espírito Santo operante no Corpo de Cristo, que é a Igreja”; são “as obras-primas de Deus” na Nova e Eterna Aliança (cf CIC 1116; Lc 5,17; 6,19; 8,46).
Muitas vezes, Jesus pede aos enfermos que creiam. Serve-se de sinais para curar: “saliva e imposição das mãos, lama e ablução. Os doentes procuram tocá-lo, porque dele saía uma força que a todos curava”. Também nos sacramentos, Cristo continua a nos tocar para nos curar (cf CIC 1504).
As curas eram sinais da vinda do Reino de Deus a esta Terra e anunciavam uma cura mais radical: a vitória sobre o pecado e a morte por sua Páscoa. Na cruz, Cristo tomou sobre si todo o peso do mal (Is 53, 4-6) e tirou o pecado do mundo [(Jo 1,29);(cf CIC 1505)].
A Igreja, corpo místico de Cristo, por meio dos apóstolos e discípulos, recebeu de Jesus a missão de anunciar a Palavra de Deus e realizar os mesmos sinais sagrados de Jesus, por meio dos sacramentos.
Jesus quer dizer, em hebraico, “Deus salva” (cf CIC 430). A Igreja que Jesus deixa na Terra com os apóstolos e discípulos tem a missão de continuar sua obra de salvação da humanidade. Os sacramentos são esses sinais de salvação de que Ela se serve para conduzir todos a Jesus e, portanto, à salvação.
Os sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Eles atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do cristão: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual (cf CIC 1210). Na próxima edição, veremos cada sacramento.
Paulo Trujillo Moreno
Pastoral familiar e litúrgica da Paróquia de São Benedito,
- Catedral: 2ª feira às 12h / 3ª e 4ª feira às 16h / 5ª feira às 16h e 19h30 / 6ª feira às 16h sábado às 16h e 19h30 / domingo às 10h e 19h30 (com transmissão pela Rádio Bragança).
- Igreja N. Sra. do Rosário: 3ª feira às 7h com bênção dos pães de Santo Antônio e distribuição aos fiéis / 5ª feira às 12h / domingo: 7h30, 11h30, 17h e 19h45.
* Nas capelas, não houve retorno para celebração de missas.
Pedido de intenções de missas – O ideal é que os pedidos sejam feitos antes das missas, por meio do nosso colaborador que fica sempre na porta de entrada ou pelo delivery: (11) 9 5648-4522.
* Missa na Catedral pelo Facebook: Página “Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Bragança Paulista” – Todos os sábados, às 16h, e aos domingos, às 19h30.
* Missa pela TV: Todos os domingos, às 8h e às 18h15 pelo Canal da TV Altiora.
Batizados, confissões, aconselhamento espiritual e intenções de missas – Procurar o atendimento na secretaria paroquial de segunda a sexta-feira, das 9h às l7h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Mantimentos para as famílias carentes da nossa paróquia – Pedimos a colaboração dos fiéis na doação de alimentos não perecíveis. Agradecemos e bendizemos a Deus pela vida de cada um que colabora com os assistidos de nossa paróquia. Agradecemos a generosa colaboração de todos os paroquianos. Que nossa Padroeira interceda por todos!
0 Comentários