news-details
Espaço Católico

Espaço Católico

Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Catedral

HORÁRIO DAS MISSAS NA PARÓQUIA 

CATEDRAL NOSSA  SENHORA  DA CONCEIÇÃO

-  Domingo às 10h (missa da família) e às 19h30;

-  2ª feira às 12h;

-  3ª feira às 16h;

-  4ª feira às 16h;

-  5ª feira às 16h e 19h30;

-  6ª feira às 16h (Missa dos Enfermos e Idosos);

-  Sábado às 16h e às 19h30.

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

- Domingo às 7h30, 11h30 e 17h;

- 3ª feira às 7h com bênção e distribuição do Pão de Santo Antônio;

- 5ª feira às 12h.

Todos os controles sanitários serão mantidos, como medição de temperatura, utilização de álcool (70°), uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 m, no espaço interno da Igreja.

Continuam pelo Facebook – meio social da Paróquia – e pelo YouTube, a missa de segunda-feira às 12h; de terça-feira a sábado às 16h; a missa dominical às 8h, transmitida pela TV, no canal Altiora; após, A Voz do Pastor, às 16h30; e a missa das 19h30 irradiada pela Rádio Bragança AM 1310.

Obs.: Nas capelas, não houve retorno para celebração de missas.

DOAÇÕES E DÍZIMO

Se você pode, doe!

Ajude a nossa Paróquia a continuar sua missão evangelizadora.

Depósito:

· Na Caixa Econômica Federal: Ag. 0293/003, c/c 3040-5

· No Banco Itaú: Ag. 0680, c/c 00254-0

· PIX: CNPJ 45613668/0004-95

ALMOÇO BENEFICENTE

Aos domingos, a partir da 11h30, temos saboroso almoço. Retirada no local ou delivery(11) 95648-4522. Taxa de entrega: R$ 6,00.

SANTOS DO DIA E DATAS COMEMORATIVAS

Dia 29 – São Paulo 6º, papa; São Maximino, Santa Úrsula.

· Dia do Estatístico, Dia do Geógrafo

Dia 30 – Domingo da Santíssima Trindade; Santa Joana D´Arc

– padroeira de França.

· Dia do Geólogo, Dia do Decorador

Dia 31 – Visitação de Nossa Senhora.

· Dia de Combate ao Fumo, Dia da Comissária de Bordo

· Dia 1º de junho – São Justino, mártir.

· Dia Nacional da Imprensa

Dia 2 – Santos Marcelino e Pedro.

Dia 3 – Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo;

São Carlos Lwanga e Companheiros, mártires.

· Corpus Christi, Dia do Profissional de Recursos Humanos,

Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida – feriado

Dia 4 – São Filippo Smaldone.

· Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão

Dia 5 – São Bonifácio, mártir.

· Dia da Ecologia, Dia Mundial do Meio Ambiente

MENSAGEM

“A melhor oração é fazer o que agrada a Deus, e, quando se faz por amor a Deus, tudo é oração”. (São Geraldo Magela)

REFLEXÃO

Salmo 18: Os ensinos do Senhor são sempre retos, alegria ao coração.                                                  Pascom / Catedral

A CIÊNCIA E A BÍBLIA

Um senhor de 70 anos viajava de trem, tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no evangelho de Marcos. Sem muita cerimônia, o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

– O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

– Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado?

Respondeu o jovem:

– Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda creem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso.  

– É mesmo? – indagou o idoso senhor. E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia?

–Bem – respondeu o universitário–, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe-me o seu cartão, que lhe enviarei o material pelo correio, com a máxima urgência.

O velho, então, cuidadosamente abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário. Quando o jovem, descendo na plataforma, leu – curioso – o que estava escrito, sentiu-se profundamente constrangido. O cartão dizia:

“Professor Doutor Louis Pasteur, diretor geral do Instituto de Pesquisas Científicas da Universidade Nacional da França”.

E, um pouco mais abaixo, uma frase estava escrita em letras góticas negritadas:

 “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita nos aproxima”.

Fato verídico, ocorrido em 1892, narrado na biografia de Louis Pasteur,

Seleção de frei Virgílio Pereira de Souza, OFM, Amparo-SP

Mediação e mediador único: Jesus

Mediação é o ato de mediar; intervenção. Mediar significa intervir acerca de, como mediador. Mediador é aquele que intervém (Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, 9ª Edição, Editora Civilização Brasileira S/A).

Desde o início do mundo, o Senhor promete a salvação ao homem decaído em pecado. Mesmo tendo pecado, o Criador não abandona sua criatura. E promete a salvação. Se, pela desobediência de uma mulher, o pecado entrou no mundo, pela obediência de uma mulher, a graça voltará ao mundo. Deus o prediz a Adão dirigindo-se à serpente:”Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar (cfGn 3,15).

Da humanidade que povoou a terra, o Senhor escolhe um homem, Abrão, de cuja descendência surgirá uma nação, no meio da qual nascerá o ungido de Deus, para salvação de todos os povos. É o povo judeu.

O pecado de Adão e Eva, desobedecendo ao Criador, reveste-se de grande gravidade porque eles foram criados sem pecado, puros, em estado de graça. Um pecado tão grande necessita de uma grande reparação. Não podia, portanto, qualquer sacrifício satisfazer a reparação necessária. Por isso, a vítima do sacrifício para restauração do pecado cometido será o próprio Deus na pessoa do Filho. Ele, humanado, descerá ao mundo para libertar o homem do pecado original e de todo tipo de pecado.

Na primeira carta a Timóteo, São Paulo escreveu:”Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate por todos” (1Tm 2,5-6). Não há dúvida de que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens. Desde o início da Igreja, seu ensino segue nesse caminho. Jesus vem ao mundo para resgatar a humanidade de seus pecados e abrir-lhe novamente as portas do céu: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim (Jo 14,6).

Seguindo essa linha, o Catecismo da Igreja Católica, originário do Concílio Ecumênico Vaticano II, registra:

“Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade de sua Pessoa Divina: por isso Ele é o único mediador entre Deus e os homens” (CIC 480).

“Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo” (CIC 667).

“O Mediador único, Cristo, constituiu e incessantemente sustenta aqui na terra sua santa Igreja, comunidade de fé, esperança e caridade, como um ‘todo’ visível pelo qual difunde a verdade e a graça a todos” (CIC 771).

Ao ser chamado para tirar o povo judeu do Egito, Moisés pergunta a Deus qual o seu nome. Atendendo ao pedido, o Senhor respondeu: “Eu sou aquele que é”. Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘EU SOU me enviou até vós’” (Ex 3,14).

Assim também Jesus se identifica em seu Evangelho: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo, mas falo como me ensinou o Pai” (Jo 8,28).

Não há nenhuma dúvida de que Jesus é o mediador único entre nós e Deus Pai. Não devemos nos esquecer de que Ele é Deus, como ficou claro nessa passagem do evangelista São João. Quando pedimos a Jesus, estamos pedindo a Deus, porque Jesus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade. Deus é único, contudo, possui três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que se manifestam àqueles que creem conforme suas necessidades. Jesus, mediador único, enquanto salvador de todo o povo decaído pelo pecado de Adão e Eva; o Espírito Santo que fortalece e orienta a Igreja neste mundo; e o Pai, Criador de todo o universo.

Ao designar a Deus com o nome de “Pai”, a linguagem da fé indica principalmente dois aspectos: que Deus é origem primeira de tudo e autoridade transcendente e que, ao mesmo tempo, é bondade e solicitude de amor para todos os seus filhos (CIC 239).

Deus é Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Entre essas pessoas, não há ascendente. Todos existem desde sempre, eternamente, numa comunhão de amor. Por isso, dizemos que Deus é família e a nossa família deve se inspirar na família divina para viver e superar as dificuldades deste mundo.

Paulo Trujillo Moreno

Pastoral Familiar e Litúrgica - Paróquia de São Benedito

Notas:

Gn: Livro do Gênesis;

Ex: Livro do Êxodo;

CIC: Catecismo da Igreja Católica.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image