A iniciativa “Turismo na Escola - Conhecendo os Encantos Turísticos de Bragança Paulista” é voltada a alunos de 3º e 4º anos
Uma parceria da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, com o Senac e a Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo, está proporcionando a alunos de 3º e 4º anos das Escolas Municipais Prof. Luiz Gonzaga Fernandes e Augusto Vasconcellos conhecimentos práticos sobre a importância do turismo para a cidade.
Equipe gestora, professores, e alunos são recebidos na Fazenda Boa Esperança
Com a iniciativa, eles também têm a oportunidade de conhecer, por meio de metodologias ativas em sala de aula, a história dos pontos turísticos históricos, naturais e culturais do município e vivenciar, por meio de visitas técnicas, as belezas e encantos de lugares da cidade que para muitos não são conhecidos.
Visita orientada pelo assessor Jorge Luís Martins ao Museu Oswaldo Russomano
Os estudantes já visitaram o Parque Refúgio das Aves, Lago do Taboão, Lago dos Padres, Jardim Público, despertando um olhar para as belezas naturais e a importância de sua preservação. Além disso, conheceram o Museu do Telefone, Museu Oswaldo Russomano e o Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, enriquecendo seus conhecimentos sobre a história do município. Tiveram a oportunidade de visitar a Fazenda Boa Esperança e conhecer todo processo de produção do café, da plantação até a mesa, aprendendo sobre a importância do cultivo desses grãos para economia e desenvolvimento da cidade, desde o início de sua formação até os dias atuais. Encantaram-se ao conhecer um pouco do turismo náutico na Estância Marina Confiança e toda beleza e grandeza do Sistema Cantareira que abastece a Grande São Paulo, antes, por muitos, conhecida somente na teoria por fotos e vídeos.
Escolas participantes do Projeto Piloto no Parque Refúgio das Aves
Lorena Batista de Oliveira, uma das alunas participantes do desenvolvimento do projeto piloto, relata: “Eu estou adorando participar de tudo, conheci lugares que ainda não conhecia e recomendo que explorem os pontos turísticos de Bragança, pois são incríveis”.
Segundo a professora coordenadora da E.M. Professor Luiz Gonzaga Fernandes, Adriana Catadori, “participar da construção e desenvolvimento desse projeto é gratificante, pois proporciona vivências enriquecedoras e inesquecíveis para as crianças, tenho certeza que elas terão um olhar mais atento e cuidadoso com o município, tendo orgulho e senso de pertencimento a essa cidade encantadora, multiplicando seus conhecimentos para familiares e amigos”.
Alunos do 4° ano B e a professora Adriana Valentim em passeio na Marina Confiança
E o projeto continua. Nessa sexta-feira, 15, foi lançado, no Teatro Carlos Gomes – Centro Cultural Prefeito Jesus Abi Chedid, o Programa Turismo na Escola, que consiste na capacitação de educadores do Ensino Fundamental da rede municipal, objetivando o reconhecimento e a importância da integração da educação ao currículo formal, por meio dos conteúdos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Crianças aprendem sobre todo processo de produção do café, do plantio até a mesa
“Assim que recebemos o convite para participar do Projeto Turismo na Escola, abraçamos a ideia, pois confio no empenho da equipe que é comprometida em oferecer o melhor em prol dos alunos e comunidade”, afirma o diretor de uma das escolas que desenvolveram o projeto piloto, Geneci Nobre do Nascimento.
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: @jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
0 Comentários