Escolas da rede pública estadual têm até 31 deste mês para confirmarem adesão ao programa Aprender Valor. A iniciativa do Banco Central do Brasil estimula o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à educação financeira e consumo para gestores, professores e estudantes do ensino fundamental de toda a rede conveniada, com destaque para Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Humanas.
Financiada com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação vem sendo implementada desde o ano passado em caráter experimental, em escolas selecionadas de cinco estados - Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Paraná - mais o Distrito Federal.
“Na prática, o programa vai disponibilizar, via plataforma online, formações específicas para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares e professores, além de um conjunto de projetos escolares para os nove anos do ensino fundamental”, explica o secretário da Educação do estado de São Paulo, Rossieli Soares.
Os projetos escolares são compostos por sequências didáticas que trazem a Educação Financeira aplicada de forma transversal e integrada a componentes curriculares obrigatórios, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A plataforma do programa contempla alguns pontos. Entre eles, formação para equipe gestora da escola e professores; propostas de ações para a implementação do Programa durante o ano letivo; recursos educacionais, como sequências didáticas, rotinas e planos de aula; e avaliações de aprendizagem dos alunos.
Para Rafael Dombrauskas, do Aprender Valor e da Equipe de Matemática da Secretaria de Educação (Seduc) o programa traz temas fundamentais para o cenário social e econômico atual. “A pandemia de Covid-19 trouxe consequências econômicas, financeiras e desemprego para muitas pessoas. Diante disso, introduzir temas como dinheiro, consumo, poupança e planejamento no contexto escolar causa um impacto positivo na vida individual e coletiva, no presente e no futuro”, resume.
0 Comentários