Com este calor, preparar uma refeição balanceada e fresquinha não fica muito fácil, principalmente levando em conta a alta dos alimentos da cesta básica.
Aqui em casa, tenho optado pelo uso da carne moída. Mais barata, pode ser preparada de muitas maneiras e tem um bom rendimento. E dia desses, foi a vez de resgatar uma receita que aprendi há muitos anos – décadas, na verdade –, na fila do Supermercado Hara, que ficava onde hoje é o Restaurante A Nossa (quem se lembra?), com um senhor muito conhecido na cidade e já falecido, o farmacêutico João Almeida. Ele, como nós (minha mãe e eu), estava esperando a vez para ser atendido no açougue e, neste momento, prática comum nesses locais, seu João comentou de uma carne moída que a esposa sempre fazia, com o nome de escalope, que tinha um preparo que a deixava mais suculenta e saborosa.
Imediatamente, marquei a receita, preparamos, foi super aprovada e anotei no meu livro de receitas. Se você for procurar o que significa escalope, verá que é carne cortada em tiras, do tipo para estrogonofe, mas aqui se trata de carne moída. Tentei até mudar o nome, mas não achei um substituto para a receita pois, como sempre comento, cada receita anotada traz uma história, remete a um certo tempo da nossa vida e essa carne é uma maneira de, ao comer, reverenciar e lembrar de pessoas que foram importantes nas nossas relações sociais. Assim, resolvi deixar o nome do prato do jeitinho que alguém “batizou” e eu recebi. Afinal, cozinhar envolve muito mais do que somente juntar ingredientes, tem muito de sentimento e história que marcaram uma época na nossa vida.
.jpg)
400 gramas de carne moída
Cebola batida
Pimenta do reino
Cheiro verde picado
Refogue a carne com pouco óleo, cebola e temperos a gosto, sem sal, e reserve.
Numa outra, panela misture:
1 xícara (chá) cheia de leite de vaca
1 tablete ou sachê de caldo de carne
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
Leve ao fogo os ingredientes até engrossar, retire do fogo e deixe esfriar.
Depois de frio, junte o creme na carne refogada, misture bem, acerte o sal se necessário. Não precisa voltar ao fogo. Estenda a carne num pirex untado com manteiga.
Leva ao forno quente somente para gratinar e sirva em seguida.
0 Comentários