Hoje, 27, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Por isso, entidades das cidades que atuam na prevenção e assistência a pacientes e seus familiares estão promovendo ações de conscientização.
A ABCC (Associação Bragantina de Combate ao Câncer), por exemplo, realizou, no sábado, 24, a 3ª Corrida e Caminhada Contra o Câncer.
Com o objetivo de divulgar o trabalho voluntário e as formas de prevenção dos diversos tipos de câncer, a ABCC contou com o apoio do Estúdio Vida Saudável, da Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Cultura e Turismo, Meio Ambiente, e Trânsito e Segurança, da Santa Casa de Bragança, USF (Universidade São Francisco), APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões-dentista, Sabesp, Instituto Avon, Glória Valle Eventos e KLN – Soluções Áudio Visuais.
O foco principal era chamar a atenção da população para a necessidade de apoio ao tratamento dos pacientes com câncer, seus cuidadores, familiares e, assim, realçar a importância da prevenção da doença.
Durante o evento, que terminou no início da tarde de sábado, voluntários ficaram à disposição da população para aferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia. Houve ainda a distribuição de mudas de árvores.
O evento, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, foi considerado um sucesso.
Já nesta terça-feira, 27, a entidade + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer vai realizar, das 9h às 15h, na Praça Raul Leme, a campanha Cuide-se +.
As pessoas que passarem pelo local poderão receber informações sobre meios de prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença.
O + Vida terá apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, do Fundo Social de Solidariedade, de Juliana Zamper Produções, Fonte Tibet, Rede Bragantina de Energia, Nova Biotec, Instituto Embelleze e Vitaderm.
“Por meio de parceria com o poder público, a entidade se propõe a não apenas levar informação, mas incentivar a comunidade a se voltar para a necessidade de melhorar a qualidade de vida em função de outras doenças que estão atreladas à vida sedentária”, explicou o presidente da entidade, Rogério Gottardi.
O Dia Nacional do Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. Assim, o Ministério da Saúde regulamentou as comemorações estabelecendo que esta data seja uma oportunidade para evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer.
0 Comentários