Nova versão já pode ser emitida em todo o país
A partir de agora, todos os motoristas terão acesso a versão atualizada da Carteira Nacional de Habilitação. A mudança, que atende a Resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), altera diversas características na CNH, tornando-a mais clara, completa e objetiva. A solicitação do novo documento pode ser feita por meio dos canais digitais ou no Poupatempo.
Entre as mudanças, destaca-se a adoção das cores verde e amarelo, a inclusão do nome social para quem já possui essa opção no RG, filiação afetiva e o uso do código MRZ, que permite embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Outras alterações são: tabela com imagens que indicam os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir; no verso, texto em português, inglês e espanhol, facilitando a identificação do condutor em outros países; motoristas com CNH definitiva serão identificados com “D”, enquanto aqueles que ainda detém a carteira provisória, com a letra “P”.
Naturalidade e nacionalidade do motorista, restrições médicas e informações adicionais, como se a pessoa Exerce Atividade Remunerada (EAR) com o veículo, também constarão no novo documento.
A troca não é obrigatória, mas vale para quem teve a habilitação vencida na pandemia e agora deve seguir o novo calendário de renovação, bem como para aqueles que solicitem a renovação, alteração de dados ou segunda via.
O pedido pode ser feito pelo aplicativo Poupatempo Digital, pelo site do Poupatempo: https://www.poupatempo.sp.gov.br/, ou do Detran SP: https://www.detran.sp.gov.br/. Para atendimento presencial, é necessário fazer agendamento por meio dos canais digitais.
0 Comentários