A Energisa está investindo em mais um Projeto de Eficiência Energética (PEE) que irá proporcionar redução na demanda por energia, evitando desperdício e gerando economia no valor da conta de luz. O projeto, de acordo com a empresa, visa a apoiar a Prefeitura de Bragança Paulista na melhoria da eficiência energética dos sistemas de iluminação púbica (IP) das ruas do entorno do Lago do Taboão, com a substituição da tecnologia atual das luminárias, com lâmpadas a vapor de sódio, por luminárias com tecnologia a LED.
“Os benefícios para o consumidor são muitos: com a redução de demanda e consumo de energia elétrica, os custos mensais do município com energia serão reduzidos; o LED possui um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais, assim, o município terá um gasto menor com a manutenção para substituição dos equipamentos, além da melhoria da iluminação e maior segurança à população”, explicou o engenheiro de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira.
O convênio com a Prefeitura foi assinado no dia 3 de dezembro. O projeto compreende a troca das lâmpadas da iluminação pública das ruas do entorno do Lago do Taboão: Avenida Dom Pedro I e Rua Alpheu Grimelo, e também da Rua Padre João Pastrana, no Parque Brasil.
Quase 100% do projeto, orçado em R$ 530 mil, foi custeado pela Energisa. A estimativa é uma redução na demanda de energia elétrica de 163,90 MWh/ano (megawatt hora ano), e uma economia na conta de luz de IP de R$ 62.243,97.
A Prefeitura de Bragança se responsabilizará pela mão de obra da instalação das luminárias e os serviços teriam início nessa quarta-feira, 16.
Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da Energisa, Jonas Gonçalves, a iniciativa favorecerá a população bragantina por meio da instalação de luminárias mais eficientes, que consomem menos energia e iluminam mais. “Estas luminárias são as que iluminam as avenidas mais movimentadas do país, como a 23 de Maio e Marginal Pinheiros, em São Paulo”, contou.
0 Comentários