Estudantes ganham mais tempo para confirmar participação; taxa poderá ser paga até o dia 18
O Ministério da Educação (MEC) anunciou no último sábado, 7, a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente previstas para se encerrar na sexta-feira, 6, as inscrições agora poderão ser realizadas até o dia 13 de junho.
Com a ampliação do prazo, os candidatos terão também até o dia 18 de junho para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Já os pedidos de atendimento especializado e as solicitações de tratamento por nome social deverão ser feitos até a nova data-limite das inscrições, ou seja, até o dia 13 de junho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, publicou em suas redes sociais um vídeo tutorial com orientações sobre como realizar a inscrição corretamente.
Mesmo os participantes que tiveram o pedido de isenção da taxa aprovado ou que apresentaram justificativas de ausência no Enem 2024 com parecer favorável do Inep precisam se inscrever normalmente para a edição de 2025.
Para os estudantes do 3º ano do ensino médio matriculados em escolas públicas, que têm a inscrição pré-preenchida automaticamente, é obrigatório atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição para garantir a participação no exame. Esse grupo está isento do pagamento da taxa.
A medida visa incentivar a participação dos concluintes da rede pública e facilitar o processo de inscrição, ampliando o acesso ao Enem — principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
0 Comentários