news-details
JOVEM ADVOCACIA

Empoderamento feminino no mercado de trabalho: desafios e conquistas

No cenário contemporâneo, as mulheres têm conquistado progressos significativos na busca por igualdade de direitos, e um dos campos mais importantes dessa luta é o mercado de trabalho – isto porque é uma pauta fundamental na luta por igualdade de gênero. Ao longo das últimas décadas, significativos avanços foram alcançados, contudo, ainda persistem desafios que demandam atenção e ação para assegurar plenamente o direito das mulheres nesse ambiente, o que demonstram um longo caminho a percorrer.

Observa-se a participação feminina, tanto em setores antes predominantemente masculinos, quanto seu alcance em posições de liderança em diversos campos. Isto se deve à implementação de políticas de igualdade de gênero e à conscientização sobre a importância da diversidade que foram fundamentais para essas mudanças positivas.

Mas não é só. A presença de legislações vigentes como as Leis nº 9029/95 (discriminação de gênero), 11.770/08, 13.257/16, 13.718/18 contribuíram para a melhora quanto a possibilidade de igualdade de gênero, equiparação salarial, criminalização do assédio sexual no ambiente de trabalho.

É relevante dizer que isto não representa apenas um avanço social, mas também levanta sua relevância para o crescimento econômico. Estudos mostram que empresas com maior diversidade de gênero têm melhor desempenho financeiro e inovam mais, o que evidencia a importância na criação de ambientes inclusivos.

Porém, nem tudo são flores. Embora presentes mecanismos que buscam tal igualdade, há setores que ainda persistem na disparidade salarial, falta de representatividade etc. Por isso, é crucial que órgãos públicos (leia-se Ministério Público do Trabalho) fiscalizem, para que tais políticas e legislações sejam respeitadas.

Logo, a promoção dos direitos das mulheres no mercado de trabalho não é apenas uma questão de justiça social, mas uma necessidade para a economia, já que tal mão de obra tende a ser qualificada. No mais, é responsabilidade de todos a união de esforços para a construção de um futuro onde o talento e as habilidades femininas sejam reconhecidos e valorizados de forma plena.

RAÍSSA TEIXEIRA DOS SANTOS é advogada, inscrita na OAB/SP sob o nº 421.760, advogada trabalhista, civilista e previdenciária, atuante em Bragança Paulista e região e membro da Comissão Especial da Jovem Advocacia da 16ª Subseção da OAB/SP de Bragança Paulista.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image