A quadra esportiva cercada e coberta por tela sisal entrelaçada (Rede de Proteção de Quadras) era ensolarada para a alegria da criançada que ali tem aulas de Educação Física e brincam na hora do recreio. Os raios solares atingiam completamente as residências vizinhas.
No início deste ano, a Administração Municipal substituiu a cobertura de tela sisal entrelaçada por telhas de zinco que impedem totalmente a entrada dos raios solares em três casas residenciais vizinhas localizadas na Rua Dr. Tosta: as de nºs 290, 268 e 254. A altura da cobertura foi elevada, culminando na forma abaulada, impedindo os raios solares de atingirem as residências que eram ensolaradas, do nascer ao pôr do sol. Com a falta do sol, seus ambientes tornaram as casas gélidas, o que afeta a saúde dos seus moradores, pessoas idosas.
Seria satisfatório que o secretário da Educação e o Sr. prefeito municipal se inteirassem do problema que os moradores estão padecendo com suas casas gélidas. Ciente do caso, o prefeito Jesus Chedid pode autorizar a substituição de duas fileiras junto à rua, das telhas de zinco por telhas translúcidas onduladas, para que os raios solares atinjam as referidas residências e seus moradores não sofram afetação da saúde.
Essas telhas têm até 70% de transparência, o que significa que permitem maior passagem de luz natural. Além disso, elas dão uma excelente difusão da luz, permitindo que todo o ambiente seja iluminado de maneira uniforme.
José Roberto Vasconcellos
jrvasconcellos39@gmail.com
0 Comentários