Foto: Divulgação
news-details
Região

Eleições suplementares de Vargem: Zé Tavela tem candidatura indeferida

As eleições suplementares do município vizinho de Vargem-SP continuam repercutindo. A princípio, o pleito, marcado para o mês de 5 de dezembro, teria três candidatos a prefeito: o atual prefeito interino, Leo Alves (coligação PDT/DEM) e os ex-vereadores Juninho (PSD) e José Airton Tavela (Zé Tavela) (PL).

No entanto, o número de concorrentes pode diminuir. Isso porque Zé Tavela teve a sua candidatura indeferida pelo juiz eleitoral da 298ª Zona Eleitoral de Bragança Paulista, Carlos Henrique Scala de Almeida, em decisão publicada na última terça-feira, 9. 

A justificativa foi que ele registrou sua candidatura após o transcurso do prazo que consta no artigo 12 da Resolução TRE/SP, de nº 566/2021, que estabelece instruções e aprova o Calendário Eleitoral para a realização de eleições suplementares municipais diretas.

Os candidatos deveriam fazer o registro até as 19h do dia 5 de novembro. No entanto, Zé Tavela não respeitou o prazo e registrou sua candidatura no cartório eleitoral na tarde do dia seguinte, 6.

Zé Tavela foi o segundo candidato mais votado nas eleições de 2020, tendo como vice Fábio da Farmácia, com 1.320 votos. Ago

a, ele tenta disputar as eleições suplementares ao lado de Ângela da Educação.

O Jornal Em Dia entrou em contato com a defesa de Tavela, que informou que protocolaria recurso para recorrer da decisão, nessa sexta-feira, 12, no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

NOVAS ELEIÇÕES

O TRE-SP decidiu, por unanimidade, realizar novas eleições na cidade de Vargem após Claudinho da Júlia (DEM) ter disputado o pleito com a candidatura impugnada.

Ele sofreu um processo de cassação do mandato de vereador pela Câmara Municipal de Vargem, em 2015, após ser acusado de quebra de decoro e improbidade administrativa. Diante disso, foi considerado inelegível até o dia 1º de janeiro de 2025. 

Mesmo assim, Claudinho foi o candidato mais votado nas eleições de 2020, com 1.467 votos (33,39%). O resultado, no entanto, não foi homologado.

Desde o dia 1º de janeiro de 2021, o vereador Leo Alves (PDT), que foi eleito presidente da Câmara de Vargem, está atuando como prefeito interino.

As propagandas eleitorais começaram no último sábado, 6, e as novas eleições acontecem em 5 de dezembro.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image