Mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar nas Eleições Municipais de 2024, que acontecem em todo o Brasil neste domingo, 6. Em Bragança Paulista, são mais de 129 mil cidadãos com o direito de decidir, por meio do voto, seus representantes nos poderes Executivo e Legislativo.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, no Brasil, “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único), o que significa que é a vontade popular que definirá os rumos dos 5.569 municípios pelos próximos quatro anos.
Nesse sentido, é fundamental que reflitamos sobre a importância desse ato, que, apesar de parecer simples, determinará as políticas públicas que impactarão diretamente a vida de cada um de nós, sendo, assim, um poderoso instrumento de mudança política e social.
Para garantir a liberdade e a igualdade no exercício da soberania popular, no entanto, o cidadão deve ir às urnas consciente e munido de conhecimento. Mas como é possível desenvolver essa consciência num país onde o debate político é tão pouco aprofundado e tratado sem a seriedade com que deveria?
Agressões em debates, piadas, brincadeiras, trocas de ofensas, memes e mais memes nas redes sociais... Talvez por isso, muitas pessoas sigam olhando a política do lado de fora e preferindo se isentar de seu poder de escolha por meio dos chamados votos “nulos” e “brancos”, que, só nas Eleições Gerais de 2022 somaram 5,4 milhões, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral.
Muitos também não acreditam numa política “limpa” e fazem a generalização perigosa e simplista de que todo político é, no fundo, um corrupto; preferem escolher o candidato que “rouba, mas faz” ou até mesmo vendem esse direito, conquistado a duras penas, trocando-o por dinheiro ou favores políticos. Longe de qualquer julgamento – afinal, a escolha é individual e sabemos que não é fácil encarar a nossa política de frente – mas, neste domingo, dia 6 de outubro, temos uma chance de fazer diferente.
Esta será uma oportunidade de depositarmos tudo aquilo que pensamos e sentimos enquanto povo – nossa indignação, nossos anseios, nossas necessidades –, de pensarmos e repensarmos o que deu certo, o que precisa melhorar, quem merece uma nova chance e quem representa uma nova esperança.
Mais do que isso, é importante entender como funciona o processo eleitoral brasileiro, conhecer e acreditar no nosso sistema de votação – considerado um dos mais seguros e eficientes do mundo! – bem como nos informarmos sobre as ideias do partido ao qual cada candidato está vinculado, seu histórico dentro e fora da política, analisar suas propostas (e se elas são passíveis de realização), sua seriedade, coerência e competências.
Por isso, neste domingo, esperemos que os bragantinos possam ir às urnas seguros de suas escolhas, conscientes de seu poder e assumindo o papel de protagonistas no jogo democrático, já que o futuro de nossa “Cidade Poesia” está, literalmente, na palma de nossas mãos.
Bragança já foi eleita uma das melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, mas sabemos que ainda há muito o que melhorar e muito a ser feito: em nossa saúde, em nossas escolas, no nosso turismo, na nossa cultura, no nosso esporte...
E tudo isso só pode ser modificado com a energia e o comprometimento de nossos representantes, de suas ideias e ideais, e de muito trabalho sério – que vá além dos discursos eleitoreiros ou de promessas falsas. Já não há mais espaço para a chamada “velha política”, aquela do “toma lá dá cá”, da acomodação, da falta de diálogo.
Não temos mais tempo para debates rasos, desinteresse e corrupção, precisamos e ansiamos por governantes que apresentem – e cumpram – planos de governos consistentes, políticas públicas sólidas; que pensem nos mais desfavorecidos e que apostem na transparência e na governabilidade.
Urgimos por transformações estruturais, profundas; queremos nos orgulhar ainda mais de nossa amada Bragança Paulista e sermos referência em qualidade de vida, em geração de emprego e renda, em políticas afirmativas, no cuidado com os mais vulneráveis...
Que possamos votar de coração aberto, otimistas, felizes por essa oportunidade e confiantes de que, juntos, podemos, sim, fazer grandes e importantes mudanças. Que usemos nosso tempo e nossa energia para promover o debate saudável e a troca de ideias; para investigar a fundo a vida de nossos candidatos e cumprirmos a honrosa missão de ir às urnas com a devida seriedade e dignidade.
E que, ao final do dia, possamos nos deitar com a cabeça tranquila, cientes de que fizemos o melhor pela nossa cidade e pela nossa gente; aceitar com maturidade a escolha da maioria e, é claro, fiscalizar e acompanhar de perto o que nossos representantes farão por nós durante os próximos quatro anos. Afinal, o nosso exercício democrático não para por aqui...
Boa votação a todos!
***
Siga o JORNAL EM DIA BRAGANÇA no Instagram: https://instagram.com/jornalemdia_braganca e no Facebook: Jornal Em Dia
Receba as notícias no seu WhatsApp pelo link: https://chat.whatsapp.com/Bo0bb5NSBxg5XOpC5ypb9D
0 Comentários