Os filmes selecionados no “Chamamento de Curtas do Estado de São Paulo”, realizado no início do ano pelo Edith Cultura, já estão online e disponíveis para serem assistidos gratuitamente até domingo, dia 30 de maio, pelo Vimeo.
Como de costume, neste dia também acontece uma conversa aberta para o público via Google Meet, às 16h, contando com a presença dos realizadores dos curtas selecionados.
A exibição dos filmes será dividida em três partes, sendo a primeira em maio, a segunda em junho e a terceira em julho.
Para este mês, são cinco curtas: Martírio Pandêmico (Dir. Nicoli Rizoli, 2020), Mensagem das Estrelas (Dir. Ariel Pereira Quintela, 2020), Homem-ilha (Dir. Weslley Nascimento, 2020), Rei dos Bobos - Triboulet (Dir. Luiz Corrêa, 2021) e Taciturno (Dir. Herbert Henrique, 2018).
Antes da pandemia, o Edith Cultura realizava sessões presenciais e também chamamentos para mapear produções de cinema independente, contemplando-as com exibições de cineclube, antes localizado na Garaginha, sede da associação.
Agora, de modo online, o objetivo de valorizar o cinema independente continua e se torna ainda mais persistente, tendo em vista a crise sanitária atual.
Os curtas selecionados estão disponíveis até 30/05 no link: https://vimeo.com/showcase/8499618
O bate-papo com os realizadores acontece no dia 30/05, às 16h, no link:
https://meet.google.com/ivu-dyef-jjr

Martírio Pandêmico - Dir. Nicoli Rizoli, 2020, 25 minutos, 16 anos
Um retrato pessoal e psicológico sobre um ano no confinamento da covid-19 no Brasil.
Mensagem das Estrelas - Dir. Ariel Pereira Quintela, 2020, 11 minutos, Livre
Uma notícia de TV interrompe uma briga entre pai e filha. Uma forma de vida inteligente fora da terra nos enviou um questionamento. "Você é feliz?". O debate gerado entre um filósofo e um cientista no jornal sobre o que é felicidade transforma o conflito que estava acontecendo e traz à família uma oportunidade para se perdoarem.
Homem-ilha - Dir. Weslley Nascimento, 2020, 6 minutos, 10 anos
Manuel é um jovem em isolamento que se entretém através das redes e mídias sociais, dialogando diariamente com amigos e se fazendo presente. Quando a aparelhagem que disponibiliza a rede de internet queima, Manuel se vê totalmente ilhado do mundo virtual, sendo obrigado a reinventar sua rotina e encarar seus desprazeres, buscando um novo lugar para pertencer.
Rei dos Bobos - Triboulet - Dir. Luiz Corrêa, 2021, 5 minutos, Livre
O Bobo da corte Triboulet atravessa as frequências do espaço/tempo para nos trazer uma importante mensagem.
Taciturno - Dir. Herbert Henrique, 2018, 13 minutos, 16 anos
Manoela, uma garota surda recém chegada a São Paulo, se vê sozinha pela primeira vez na vida em uma cidade grande. Vivendo constantemente com a barreira da comunicação ela terá que aprender a “ouvir” a cidade e a si mesma para conseguir sobreviver a essa experiência.
Mais informações:
https://www.facebook.com/edith.cultura
https://www.instagram.com/edithcultura
Faça parte das listas de transmissão e receba as novidades do Edith!
Whatsapp - http://bit.ly/transmissão_edithcultura
Telegram - https://t.me/edithcultura

0 Comentários