Fotos: Divulgação
news-details
Educação

Ecoa e escolas municipais recebem apoio do programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável

Projetos que estimulam a vida ativa e a alimentação nutritiva, implementados pelo Ecoa (Espaço Comunitário de Aprendizagem) e pelas escolas municipais Profª Creusa Gomes de Azevedo e Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto, em Bragança Paulista recebem apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil.  

Os projetos integram a 3ª edição do programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, realizado pelo Grupo Arcor no Brasil, na Argentina e no Chile. Os projetos também têm como característica o fomento à participação das comunidades e famílias no processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes beneficiados.

PLANTIOS NO ECOA

O incentivo para que pais e alunos desenvolvam, juntos, hábitos de alimentação nutritiva é um dos propósitos do Projeto Mais Saúde: Alimentação Saudável e Vida Ativa, do Ecoa.

A instituição é uma organização da sociedade civil que atende crianças e adolescentes no contraturno escolar. Atualmente são 87 crianças e adolescentes atendidos, de seis a 15 anos, de 55 famílias.

“O projeto acontece em um momento muito importante, pois estimular a alimentação nutritiva é fundamental na pandemia”, observa Eledi Gonçalves, gestora da entidade. 

Em razão dos protocolos impostos pela crise sanitária, o Ecoa tem promovido várias ações com as famílias, por meio de plataformas virtuais, como o canal no Youtube Ecoa Bragança Paulista, onde são divulgados vídeos com informações sobre alimentação nutritiva e saborosa, além de atividades físicas que estimulam a vida ativa, como capoeira, dança e diversas brincadeiras.

Por meio do Projeto Mais Saúde, promoveu a distribuição de um kit com mudas de temperos diferentes, além de um vaso e orientações sobre o cultivo. “O objetivo é que o plantio seja feito por pais e crianças, assim como em outras atividades”, explica Pammela Ferreira Batista da Silva, coordenadora pedagógica. 

Foi igualmente distribuído um kit com gelatina, frutas e guloseimas Arcor, também incentivando-se o preparo conjunto entre as crianças e jovens com seus familiares.

Em julho, será entregue um novo kit, contendo brinquedos como corda, bambolê, bola de gude, elástico e giz de lousa, entre outros, para fomentar o outro eixo do Projeto Mais Saúde, que é a vida ativa. “Queremos que a atividade física, assim como a alimentação saudável, faça parte da rotina deles”, acrescenta Pammela.

A gestora Eledi lembra que o Ecoa aguarda a liberação de sua nova sede, para o retorno de atividades presenciais normais, com o devido reforço das ações do Projeto Mais Saúde.

HORTAS NA ESCOLA CREUSA DE AZEVEDO 

O plantio de árvores frutíferas, por professoras e alunos que participam do retorno parcial às aulas, foi o ponto de partida para o Projeto Alimentar, Correr e Saltar: é só Começar, da E.M. Prof.ª Creusa Gomes de Azevedo, com apoio do Instituto Arcor. 

“As árvores, além de propiciar as frutas, vão contribuir para o sombreamento dos futuros canteiros para hortas de verduras e hortaliças”, explica o diretor Rodrigo Bernuccio. Ele analisa que o estímulo à alimentação nutritiva, uma das duas vertentes do projeto, terá como objetivo “aguçar o prazer, o degustar de alimentos nutritivos e ao mesmo tempo saborosos, por parte dos alunos e suas famílias”.

Segundo o diretor, as hortas começarão a ser implantadas com o retorno integral às aulas, em paralelo com a outra vertente do projeto, o convite ao movimento, à vida ativa. “Vamos proporcionar espaços lúdicos para os alunos no interior da escola e instalar uma caixa para salto à distância e outras modalidades de atletismo”, informa. 

E ele acrescenta que, enquanto permanecem as atividades educacionais de forma híbrida, são realizados desafios e outras ações, através dos canais digitais, para incentivar o movimento dos alunos em suas casas durante o confinamento.

PARQUINHO NA E.M. FRANCISCO MURILO 

Pinturas no pátio, para viabilizar uma série de brincadeiras, e a aquisição e montagem de um parquinho foram proporcionadas pelo projeto Murilo em Ação, da E.M. Prof. Dr. Francisco Murilo Pinto. 

A diretora Mônica Cristina Bueno de Camargo explica que a escola está preparando ambientes inspiradores para a prática do movimento e alimentação nutritiva, para receber as crianças quando ocorrer o retorno integral das aulas presenciais.

Enquanto prosseguem as aulas parciais, são realizadas ações com os alunos como entrega de sementes para plantios e orientações sobre alimentação nutritiva, igualmente dirigidas aos pais. Enquanto isso, a escola já exibe seus espaços multicoloridos para as crianças brincarem e realizarem atividades físicas que contribuem para uma vida ativa e saudável.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image