Neste domingo de Dia dos Pais, o Jornal Em Dia publica a história de dois pais que, mesmo tendo de trabalhar por dias longe de suas famílias, driblam a distância aproveitando ao máximo os momentos que estão por perto.
A rotina de Gildo e Píndaro não é diferente de boa parte dos brasileiros. Muitos pais acabam tendo de trabalhar longe da família porque conseguem salários melhores ou porque a paixão pela profissão fala mais alto e nem sempre é possível exercê-la na cidade onde se escolheu para morar.
Gildo e Píndaro contam que aproveitam ao máximo quando estão perto dos filhos, que se acostumaram a ter os pais por perto por poucos dias consecutivos.
Assim, é possível constatar que a distância não interfere na relação familiar. Nesses casos, apesar da saudade, ela até ajudou a consolidar fortes laços afetivos entre Gildo, Píndaro e seus filhos. É a distância que não separa, mas une.
No entanto, nos dias de hoje, em que a tecnologia avança tão rapidamente e que as crianças, adolescentes e jovens em geral a dominam com tanta habilidade e parecem não poder se desconectar um só instante, é interessante refletir que há também casos em que mesmo estando todos os dias juntos, pais e filhos se distanciam.
A rotina corrida que todos temos é real, contudo virou desculpa fácil para não visitarmos familiares e amigos. E ela também acaba sendo usada como um empecilho no dia a dia entre pais e filhos. Nem sempre os pais estão dispostos a ouvir seus filhos, depois de um dia cansativo no trabalho. Ou nem sempre estão dispostos a passar um tempo com eles jogando bola ou fazendo qualquer outra atividade que demonstre seu afeto. Se a rotina da semana é corrida, é verdade, mas então é importante que, no fim de semana, esse tempo seja compensado, com atividades prazerosas para ambos.É mais importante a qualidade do tempo que passamos com nossos filhos do que a quantidade.
O vínculo entre pais e filhos deve ser estabelecido desde cedo. Quanto mais tempo se perde para isso, mais difícil fica. E nada substitui uma boa conversa. O fato de ter pais presentes, participativos de suas vidas, transmite segurança aos filhos.
Assim, neste domingo, deixamos essa reflexão: é possível estar presente, mesmo estando longe. Mas também é possível estar distante quando se está perto. Aproveitemos o tempo com as pessoas que amamos!
Um Feliz Dia dos Pais!
0 Comentários