Imagem: Secom
news-details
Cultura

Dia do telefone – exposição permanente e gratuita mostra curiosidades e a evolução do aparelho

Primeira transmissão bem-sucedida foi realizada no dia 10 de março de 1876

Há 146 anos foi registrada a primeira transmissão oficial de comunicação elétrica de voz, realizada pelo cientista e professor escocês Alexander Graham Bell. As primeiras palavras transmitidas pelo inventor foram “Senhor Watson, venha cá, preciso falar com o senhor”. 

A cada experimento o telefone se transformava e ganhava novos formatos e funções, transformando-o numa ferramenta essencial para as atividades do cotidiano. Bragança Paulista faz parte da história da comunicação mundial graças ao Museu do Telefone. 

O museu é o primeiro do gênero no Brasil e foi inaugurado pela Telecomunicações de São Paulo (Telesp) em 28 de outubro de 1976, ano de comemoração do Centenário da invenção do telefone de Alexandre Graham Bell, com objetivo de preservar e expor a história da telefonia no Brasil. 

São cerca de 100 peças, todas em perfeito estado de conservação que foram doadas pela fundação telefônica, mantendo viva a cultura material e possibilitando uma retrospectiva pela história da telecomunicação mundial. 

O equipamento cultural expõe desde os primeiros datados de 1877 aos mais recentes aparelhos que transmitem, além da voz, a imagem das pessoas, cópias de documentos, entre outras funcionalidades. 

Durante a visita, é possível conhecer os aparelhos de magneto; o Reversível de Mão e de Mesa, um dos primeiros aparelhos feitos por Graham Bell em 1877; uma réplica do 1º aparelho que veio para o Brasil, presente de Graham Bell para o imperador D. Pedro II; o Ericsson de parede de 1880, de fabricação Sueca; o Automático de Parede, um dos primeiros aparelhos automáticos de parede instalados na cidade de São Paulo, em 1928; os novos smartphones, entre tantos outros modelos. 

O Museu do Telefone está localizado na Praça José Bonifácio, 126 – Centro, e o atendimento ao público acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. 

Visite o espaço e compartilhe suas fotos e vídeos através das hashtags #CulturaeTurismoBP e #PrefeituraBP ou marque os perfis @prefeituradebragancapaulista e @culturaeturismobp no Instagram.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image