news-details
Geral

Dia do Educador Físico: Profissionais ajudam a promover saúde e qualidade de vida

Os educadores físicos Gustavo Brito e Thiago Moterani Braga comentaram sobre a importância da atividade física direcionada para o equilíbrio entre corpo e mente

Na terça-feira, 1º, foi celebrado no Brasil o dia do profissional que ajuda a promover a saúde e a qualidade de vida nas pessoas por meio da atividade física, o educador físico. A data foi escolhida por ser a mesma em que a profissão foi regulamentada, em 1998, quando foram criados os conselhos federal e estaduais de educação física.

Essa profissão é de fundamental importância, pois, sob a orientação do educador, é possível praticar atividades físicas respeitando os limites de cada pessoa e as características individuais, garantindo assim o bem-estar em todas as fases da vida.

Em comemoração à data, o Jornal Em Dia conversou com dois educadores físicos de Bragança Paulista, Gustavo Brito e Thiago Moterani Braga. Eles comentaram acerca de suas trajetórias, o que mudou na rotina profissional com a pandemia de Covid-19, a importância de praticar atividade física sob orientação e deram dicas para manter o corpo ativo durante a quarentena. Confira:

 

GUSTAVO BRITO:  “CUIDAR DA SAÚDE FÍSICA E DA SAÚDE MENTAL AUMENTA A LONGEVIDADE”

Formado em licenciatura pela Fesb (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) e em bacharelado em Educação Física pela Unifia (Centro Universitário Amparense), Gustavo Brito, de 27 anos, atua como professor e coordenador no Centro Fitness Mega Power, na Planejada I, em Bragança Paulista, no qual é colaborador há dez anos. No currículo, ainda tem cursos como Gestão de Academia, e também atua como personal trainer.

Com a pandemia e o fechamento das academias, Gustavo conta que passou a atuar principalmente como personal a domicílio, serviço que, segundo ele, teve um aumento significativo nesse período. “A preocupação das pessoas em cuidar da saúde e ter uma qualidade de vida foi surpreendente. Com isso, levo em meu carro os equipamentos necessários para oferecer uma aula de acordo com os objetivos e no conforto e segurança dos alunos que preferem treinar na comodidade de sua casa”, relata.

O público atendido por ele tem, principalmente, como busca o emagrecimento e maior qualidade de vida, na faixa etária de 20 a 50 anos. O feedback que recebe de seus alunos, ele afirma, tem sido positivo. “É visível como a regularidade de treinos reflete no dia a dia, em relação ao sono, humor, alimentação, disposição, qualidade de vida em modo geral, e com isso, automaticamente a parte estética vem acompanhada de bons resultados. Meu maior foco é motivar e oferecer essa qualidade de vida recorrente dos treinos, os resultados são satisfatórios e, principalmente, gratificantes tanto para quem faz e para mim que aplico os treinos”, explica.

Com o distanciamento social, ele afirma que manter uma rotina de atividade física se tornou ainda mais fundamental. “Sabemos que um dos fatores que previne o vírus é manter a imunidade alta e isso você consegue tendo uma alimentação adequada e atividades físicas executadas regularmente”, diz.

Gustavo explica que é possível manter-se saudável dentro de casa “com uma alimentação regular, treinando com ou sem personal”. “Hoje em dia, nos deparamos com diversos treinos on-line que são fácies e rápidos de executar”, fala. Para manter-se durante esse período ativo, no entanto, é preciso disciplina. “Nós somos culpados pelos nossos resultados, ninguém vai poder fazer por você, então, comece e mantenha regularidade, disciplina e foco, os resultados vão aparecer”, garante.

Para Gustavo, um corpo saudável pode representar também uma mente mais saudável e mais disposta para enfrentar períodos difíceis. “Uma coisa puxa a outra e, quanto mais coisas boas para aumentar a autoestima e pensamentos positivos nós tivermos diante do nosso dia, a possibilidade de enfrentar de cabeça erguida será maior, pensando nas soluções e não nos problemas”, defende.

Contudo, é preciso que as atividades sejam acompanhadas de um profissional capacitado, para potencializar resultados e evitar lesões, por exemplo. “Procure sempre um profissional da área para acompanhar e/ou monitorar suas atividades”, orienta.

Justamente pela importância da pratica da atividade física, Gustavo explica que discorda do fechamento das academias e restrições muito rígidas nesse segmento. “Fico indignado sabendo que, enquanto não há vacina, uma das únicas coisas que previnem a pessoa de ter o vírus proliferado é a atividade física, que mesmo tomando os devidos cuidados, é banida, sendo que outas coisas que, na minha percepção, não são essenciais, continuam funcionando normalmente”, aponta.

Para ele, o Dia do Educador Físico é fundamental para valorizar esse ofício. “Cada dia mais, estamos retomando nosso espaço e sendo da área da saúde, onde conseguimos a prevenção, recuperação, reabilitação de meios que geram qualidade de vida e saúde. É gratificante demais esse reconhecimento”, declara.

Gustavo encerra com uma mensagem para que as pessoas procurem se exercitar e ter hábitos mais saudáveis mesmo diante desse período delicado. “Procure uma atividade física que te desperte prazer em realizar, que seja de sua preferência e que possa ter os resultados esperados. Cuidar da saúde física e da saúde mental aumenta a longevidade e, com isso, a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e diabetes, controla os níveis de colesterol trazendo uma qualidade de vida melhor”, encerra.

Para saber mais sobre o trabalho do profissional, acesse seu perfil no Instagram: @gustavobritopersonal ou contate-o pelo telefone/WhatsApp: (11) 9 4187-6129.

 

THIAGO MOTERANI BRAGA:  “ATIVIDADE FÍSICA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO DE CORPO E MENTE”

Thiago Moterani Braga, de 34 anos, é professor de Educação Física, empresário e diretor de expansão da Cross Experience, no Parque Brasil, em Bragança Paulista. A academia trabalha o cross training e tem como método o hit training, que, segundo o profissional, é 100% inclusivo e adaptado, podendo ser praticado por pessoas de oito a 90 anos.

Segundo ele, os benefícios provocados por essa modalidade são diversos e, nele, os alunos passam por uma transformação completa. “Os benefícios são inúmeros, como em todo exercício físico. O que nos torna diferentes, além do público-alvo, que é o sedentário, é que promovemos também a transformação do mind set dos alunos, pois, para transformar o corpo, precisa transformar primeiro a mente”, defende.

Formado há dez anos em licenciatura e bacharelado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Campus Muzambinho), Thiago conta que teve de realizar adequações nos treinos em virtude da pandemia. “Ficamos praticamente três meses fechados. Agora [com a reabertura], temos restrições no número de alunos por aula. A principal mudança foi se adequar às novas exigências de aulas presenciais para aulas on-line e redobrar os cuidados com higiene e limpeza de todo âmbito do exercício físico”, relata.

Apesar disso, o profissional conta que houve aumento da procura por atividade física. “Passamos a enviar aos alunos treinos on-line e promover lives para incentivá-los a continuarem e outros a começarem, já que estavam dentro de casa e com a imunidade afetada pela falta de atividades físicas regulares”, pontua.

Mesmo com o distanciamento, Thiago defende que a atividade física é de suma importância para o “equilíbrio de corpo e mente e a auto imunização que ele promove”. Para ele, um corpo e uma mente sãos ajudam a enfrentar períodos delicados, como o atual. “Cada dia mais, isso será o diferencial para construirmos não somente corpos ativos, mas também, melhorias nas relações humanas”, reflete.

Como manter esse equilíbrio nem sempre é fácil, ele deixa uma recomendação: “Entender que, ao abrir os olhos, você recebeu 24h de Deus, para ser pelo menos 1% melhor hoje do que ontem, o que inclui se exercitar para manter o equilíbrio do que ingere pela quantidade de calorias que gasta durante o dia”.

Apesar da imposição das autoridades de normas de saúde para prevenção do coro-navírus, o que incluiu o fechamento de estabelecimentos como academias, Thiago tem discordâncias quanto às restrições nesses serviços. “Não entendo algo mais essencial do que o movimento humano e o exercício físico para o ser humano”, pondera.

Quanto ao reconhecimento de sua profissão no Dia do Educador Físico, ele afirma: “É sempre importante reconhecer qualquer ser humano pelo papel que desempenha na sociedade, seja ele qual for, e ainda mais da educação física, que abrange o ser humano desde antes da sua concepção ao mundo”.

Por fim, ele deixa uma mensagem para incentivar as pessoas a praticarem atividade física e deixarem o sedentarismo de lado nesse período. “Façam exercícios de média e baixa intensidade para manter a imunidade controlada em ambientes seguros e com distanciamento, mantendo todos os procedimentos de segurança”, conclui.

Para conhecer mais a Cross Experience, acesse as páginas do Instagram ou do Facebook: @crossexperience.parquebrasil, ou entre em contato pelo telefone/WhatsApp: (11) 9 7084-7468. Saiba mais sobre o profissional em seu perfil no Instagram: @thiagobragaexclusive ou pelo telefone/WhatsApp: (35) 9 9728-2052.

 

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image