Neste sábado, 3, é celebrado o Dia do Capoeirista. A data foi criada em virtude da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente o dia em comemoração a todos os capoeiristas.
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mescla arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por escravos afro-brasileiros em meados do século XVII, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando principalmente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma das características que distinguem a capoeira da maioria das outras artes marciais é a musicalidade, já que os praticantes aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
Apesar de muito antiga, a modalidade ganhou mais reconhecimento e notoriedade no século XXI. A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no ano de 2008, e em novembro de 2014, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Em Bragança Paulista, um dos principais nomes da capoeira é o Mestre Enir Santecchia, de 55 anos, proprietário da Academia Raça em Movimento. Ele pratica a arte há 37 anos e contou ao Jornal Em Dia um pouco de sua história. “Iniciei a prática em 1982 aqui em Bragança Paulista. Me formei na Academia Raça em Movimento em 1989, com o Mestre Efraim, e assumi sua academia até hoje, formando muitos professores que dão aulas em Bragança e região, Sul de Minas e também nos Estados Unidos, representando Bragança em muitas competições e trazendo muitos títulos para nossa cidade”, relata.
A capoeira traz diversos benefícios a quem a pratica, haja vista que consiste em movimentos rápidos, complexos e únicos, que requerem uma grande quantidade de força e flexibilidade corporal. Dessa forma, os praticantes de capoeira geralmente apresentam excelente forma física e bem-estar, pois suas acrobacias estimulam não apenas o corpo, como a personalidade e o estado mental. Por esses diferenciais e pela relevância de sua história, Mestre Enir considera que a instituição de um dia para celebrar o Dia do Capoeirista é de suma importância. “Acho muito importante para a capoeira, pois é um esporte que vem conquistando seu espaço, que no início, sofreu muito preconceito, e hoje merecidamente é Patrimônio Cultural Brasileiro”, defende, afirmando se orgulhar de ser considerado profissional de referência na área em Bragança e região. “Para mim, é um orgulho, pois vieram muitos grupos de capoeira para Bragança Paulista e dentre eles, o qual prevaleceu foi a Raça em Movimento, com muito trabalho, dedicação e amor à modalidade”, finaliza.
PROJETO CAPOEIRA NAS ESCOLAS
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realiza o Projeto Capoeira nas Escolas em 20 unidades da rede municipal. A iniciativa existe há 15 anos, sob coordenação do Mestre Antônio Carlos (Mortal), e beneficia quase 1.000 alunos com a prática da capoeira.
Os Mestres Mortal e Enir são os responsáveis por ministrar as aulas do projeto, que acontecem no contraturno escolar, atendendo 40 alunos por turma, uma vez por semana. De acordo com os organizadores, a capoeira possui grande importância pedagógica, pois organiza e educa as crianças, por meio de jogos e canções. Com isso, auxilia no processo de ensino-aprendizagem de maneira lúdica e prazerosa trabalhando o aspecto cognitivo, afetivo e motor, desenvolvendo a socialização e concentração dos alunos, além de despertar a atenção, a confiança e o respeito pelo outro.
O objetivo é envolver a comunidade escolar, famílias e sociedade, mostrando que a capoeira é um esporte que propaga a cultura da paz e diz não à violência.
Os dois também atuam voluntariamente na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bragança Paulista) e Sama (Serviço Assistencial de Acolhimento Institucional de Bragança Paulista), levando aulas gratuitas para as crianças das instituições.
AULAS GRATUITAS DE CAPOEIRA
Outra ação desenvolvida pela Administração, esta por meio da Secretaria da Juventude, Esportes, e Lazer (Semjel), é a oferta de aulas gratuitas de capoeira a adultos e crianças a partir de sete anos, que acontecem às quintas-feiras, das 19h às 21h, no Ginásio Rubens Batazza, que fica na Rua Antônio Ribeiro, 155, na Planejada II. O professor responsável é o Mestre Caio e as inscrições podem ser feitas diretamente no local. Participe!
0 Comentários