news-details
Editorial

Dia da Verdade

Em 1º de abril, já é tradição pregar peças em amigos e pessoas próximas no chamado Dia da Mentira. O que pouca gente sabe é que, seis dias depois, no dia 7, se comemora o Dia da Verdade. Isso porque, nessa data, se celebra a profissão do jornalista, o profissional de imprensa, que enfrenta uma árdua e diária batalha para manter a sociedade bem-informada acerca dos principais acontecimentos no Brasil e no mundo.

Criado em 7 de abril de 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Dia do Jornalista homenageia o jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, morto em 22 de novembro de 1830, que participou de diversas lutas a favor da independência do Brasil. Líbero Badaró era proprietário do jornal Observador Constitucional, um dos principais motivadores da liberdade de imprensa.

Em meio a uma democracia cada vez mais frágil, constantes ataques vindos da mais alta autoridade do país, bombardeamentos de fake news e, infelizmente, muitas vezes com mais más do que boas notícias para contar, o jornalista enfrenta, no Brasil, o desafio de permanecer ético, livre, correto e imparcial, mantendo o seu compromisso com a verdade e a relevância todos os dias.

Sabemos bem o quanto é difícil fazer Jornalismo nos dias de hoje. É preciso resistência, muito amor a um ofício que vai além de uma profissão – é uma causa –, afinco, perseverança. Já não é mais apenas sobre praticar a boa gramática, escrever conforme mandam as regras ortográficas de nosso rico idioma, usar os padrões de reportagem que se aprende na faculdade.

Fazer notícia é apurar além do fato. É ser corajoso, peitar “poderosos”, investigar, mostrar à sociedade cada uma das muitas lacunas deste país tão desigual. É não se vender. É saber que, sim, sobrevivemos de publicidade, mas que ela nunca pode se sobrepor ao nosso compromisso com o interesse público e com a honestidade.

Manter um veículo vivo hoje – ainda mais na mídia impressa – como se imagina, não é tarefa fácil. E os jornalistas seguem sendo o fio condutor entre a notícia e você, caro leitor, filtrando as informações mais relevantes, dando-lhes corpo em forma de notícia e a transmitindo com a máxima transparência possível.

Para que este jornal chegue a você, semanalmente, é preciso um intenso trabalho de organização de pautas, entrevistas, produção de matérias, apuração fina e precisa, revisão rigorosa e muitos outros processos que passam pelas mãos ágeis e o olhar atento dos jornalistas.

Seja na TV, na mídia impressa, na internet ou no rádio, o jornalista tem a missão de informar e, mais do que isso, despertar o senso crítico e a curiosidade, contribuir para uma sociedade mais igualitária, pensante, justa. E, por mais que as notícias ruins sejam abundantes, é preciso manter aceso o otimismo em dias melhores e mostrar, pelo dom da palavra, que ainda há muitos bons motivos para celebrar e, sim, muita coisa boa para se viver e se noticiar.

Deixamos aqui nossa homenagem e gratidão a todos os jornalistas, repórteres, redatores e demais profissionais da comunicação, em especial, os do Jornal Em Dia. Parabéns por toda a dedicação e que vocês possam continuar resistindo e desempenhando, com coragem, o fundamental papel de retratar a realidade tal como ela é, mesmo que venham ventos contrários!

Feliz Dia da Verdade, ou Feliz Dia do Jornalista!

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image