Dia 25 de dezembro é Natal e o Legionário E. C. comemorará 67 anos de existência

Neste mês, o Legionário Esporte Clube completa 67 anos de existência, precisamente no dia 25, data na qual se comemora o Natal. E para homenagear o “Alvi Celeste”, do Bairro do Matadouro, como era chamado, o Jornal Em Dia, durante o mês, em quatro edições, com a colaboração do esportista e historiador esportivo Joel Mancinelli, vem contando um pouco da história desse tradicional clube amador de Bragança e região. Na edição deste domingo, acompanhe a segunda parte do especial, que termina no dia 24, véspera do aniversário do LEC.

1957 - LEGIONÁRIO E. C. DISPUTA A 3ª DIVISÃO DO PROFISSIONAL

No dia 18 de janeiro de 1958, tomou posse a nova diretoria do Legionário E. C. para o biênio de 57 e 58, tendo como “presidente de honra”, padre Aldo Bollini, presidente do clube, Humbertino de Bellis, e diretores Benedito Cândido Teixeira, Rubens Vasconcelos Diniz, Raul Morales e Dedé Muniz. Essa diretoria decidiu, numa atitude arrojada, colocar o Grêmio Alvo do Matadouro para disputar o Campeonato da 3ª Divisão de Profissionais da Federação Paulista.

Como o Bragantino, nos anos de 55 e 56, tinha realizado uma péssima campanha nos campeonatos da 2ª Divisão da FPF, os diretores do LEC inscreveram o clube na 3ª Divisão do Futebol Paulista e assim Bragança iria contar com dois representantes nos campeonatos do ano de 1957, ou seja, o Bragantino na 2ª Divisão e o Legionário na 3ª Divisão.

Ficou resolvido então pela diretoria do LEC que os jogadores seriam todos da cidade e do futebol amador, sendo também contratado um técnico profissional, Pacífico. Nestes dois anos de profissional, o LEC montou também um time amador para disputar o campeonato da cidade organizado pela LBF.

O campeonato da 3ª Divisão do ano de 1957 foi dividido por setor e denominado Grupo 5, o qual teve os seguintes clubes: A. A. Saltense, Rigeza de Valinhos, Guarani Saltense, A. A. Ferroviária Sorocabana de Itu e Porto Felicense, de Porto Feliz. O Legionário terminou o campeonato no bloco intermediário, voltando a disputar novamente no ano seguinte, também com ótima participação.

Os dois campeonatos contaram com a participação de jogadores de Bragança, como: Hélio Bertolotti, Wando, Ado Stéfani, Paulinho Ferraz, Chico Preto, Jovelty Arcângelo, Jair Daolio, Pedrinho Bala, João Manganelli, Jean Polonês, Beleza, Jocimar Arcângelo, Miltinho Bona, Chapa, Tostão Fonseca, Siqueira, Zé Hercolino, Jocimar Arcângelo, Neno Diniz e Dáia. O time amador que disputou nestes dois anos o campeonato da Liga Bragantina de Futebol contou com os seguintes jogadores: Siqueira, Paulo Cecchettini, Zinho Mani, João Tarzan, Carlão Acedo, Bertão, Fernando Ferreira, Osvaldão, Zé Bolacha, Zé Escolini, Wilsinho Acedo, Jaime Fraulo, Teia Teixeira, Lorô, Zé Caipira, Nardo Mairiporã, Wálter Cerveja, Dirceu, Nenê Palombelo, Nenê Picharro, Taubaté, Jacinto Célio Oliveira, entre outros, tendo como técnico Dedé Muniz.      

ANO DE 1963: LEGIONÁRIO REALIZA O 1º JOGO

INTERNACIONAL EM BRAGANÇA PAULISTA

A primeira partida internacional realizada em Bragança Paulista aconteceu no dia 26 de abril de 1963 entre o Legionário E. C. contra a Seleção Olímpica dos Estados Unidos, em jogo disputado no Estádio do C. A. Bragantino com a vitória dos americanos pelo placar de 4 a 1.

A seleção americana iria participar dos IV Jogos Panamericanos e estavam hospedados na cidade de São Paulo. Com a participação fundamental, na época, do prefeito municipal Ângelo Magrini Liza, professor José Nantala Bádue, Júlio Funk, João Mármore Neto e professor Dedé Muniz que conseguiram trazer a delegação dos Estados Unidos para participar da Festa do Bicentenário de Bragança. A delegação chegou pela manhã de sexta-feira do dia 26 de abril e foi se hospedar no Hotel Bragança. O chefe da delegação americana era Wálter Giester. Às 16h, aconteceu o início do jogo, no dia 26 de abril de 1963, uma sexta-feira, no Estádio Marcelo Stéfani (campo do Bragantino). Jogo internacional em comemoração ao Bicentenário de Bragança Paulista.

Legionário E. C. 1 x 4 Seleção Olímpica dos Estados Unidos. 

O time do Legionário jogou com: Jura Bacalhau, Ado Stéfani, Nardo Mairiporã, Caloto, e Xará; Ditinho, Pedrinho Bala e Jocimar Arcângelo; Célio Filócomo, Miltinho Bona e Wilsinho Acedo. Entraram no segundo tempo: Paulo Cecchettini, Palmeirinha, Valtinho Scanferla, Copinho e João Tarzan. Técnico: Dedé Muniz.

A seleção americana venceu o jogo com os seguintes atletas: Bell, Olivier e Gansler; Krasiy, Backmier e Snylik; Flambejt, Pezzone, Ronger, Murphy e Hansmam. No segundo tempo, entraram Jethon, Darr, Stritzel.

Após o jogo, a delegação dos Estados Unidos regressou para o Hotel Bragança, onde aconteceu um jantar de confraternização com muitas homenagens. O retorno para a capital paulista foi por volta das 21h30.

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image