Programa visa a segurança viária e a redução da mortalidade no trânsito
O Detran-SP, por meio do Programa Respeito à Vida, do governo do estado de São Paulo, vai destinar R$ 2 milhões para intervenções viárias na cidade. A ação foi anunciada nesta segunda-feira, 18, pelo governador Rodrigo Garcia durante um evento em Campinas. O projeto acontecerá em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).
O investimento faz parte do montante de meio bilhão de reais que serão aplicados no território paulista. Além de Bragança, outros 55 municípios da região serão contemplados e, juntos, custarão R$ 55,8 milhões em melhorias nas vias públicas.
Segundo a Prefeitura de Bragança Paulista, o trânsito da cidade tem passado por diversas mudanças nos últimos anos, principalmente relacionadas ao fluxo viário, e por isso firmou o convênio:
“Cabe destacar, que os serviços e melhorias sugeridos pela Prefeitura ainda serão avaliados pelo Detran, que definirá a viabilidade das solicitações para o município. A Administração Municipal, tem priorizado a mobilidade urbana, executando benfeitorias que promovam mais fluidez e principalmente segurança para transeuntes e motoristas, reafirmando assim o compromisso junto à população de garantir segurança, conforto e qualidade de vida”, explica a Administração Municipal.
COMO FUNCIONA?
Quem desenvolve o projeto é a CDHU, enquanto o Detran-SP tem a responsabilidade de executar a obra viária. Antes, porém, é preciso haver a inscrição da cidade no programa e o cadastramento das demandas.
As cidades podem escolher as intervenções para a melhoria da segurança viária, como: recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, rampas de acessibilidade, faixas de pedestres, lombofaixas e lombadas, iluminação de faixas de pedestres, ciclofaixas e ciclovias, instalação de conjuntos semafóricos, gradis de proteção e cercamento, equipamentos de pintura e faixa.
O objetivo do projeto é reduzir a mortalidade nas vias das cidades, especialmente mortes causadas por acidentes de trânsito. Segundo o Detran-SP “nos últimos três anos, por exemplo, o Programa Respeito à Vida contribuiu para a diminuição de 7,5% no número de mortes no trânsito. Segundo dados do Infosiga, base de dados do programa, o total passou de 5,2 mil em 2018 para 4,8 mil em 2021. Ou seja, 400 vidas foram salvas no período”.
0 Comentários