Pela segunda vez, o nadador brasileiro paralímpico Daniel Dias conquistou o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. A cerimônia foi realizada na noite da última segunda-feira, 11, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
O maior medalhista brasileiro na história da Paralimpíada já havia sido o vencedor da categoria de melhor atleta com deficiência em 2009, logo após conquistar nove medalhas nos Jogos de Pequim, em 2008.
Dessa vez, nos Jogos de Londres, no ano passado, Daniel Dias conquistou seis medalhas de ouro nas seis provas que disputou, todas com recorde mundial. Assim, ele recebeu votos dos 46 membros da Academia Laureus, formada por grandes nomes da história do esporte, e foi escolhido o vencedor desse importante prêmio. “Estou muito feliz e tenho que agradecer a Deus, aos meus pais, que sempre me incentivaram, à minha esposa e aos meus patrocinadores. É difícil falar o significado de chegar ao ponto que cheguei e sei que posso dar muito de mim ainda”, disse Daniel, emocionado, ao receber o prêmio que foi entregue pelo ator Cauã Reymond e a modelo Fernanda Lima.
O ex-jogador de futebol holandês Ruud Gullit também participou da entrega e entrevistou o atleta brasileiro. Na mesma categoria de Daniel (atleta com deficiência), também concorriam o brasileiro Alan Fonteles, do atletismo, o canadense Patrick Anderson (basquete com cadeira de rodas), a namibiana Johanna Benson (atletismo), o britânico David Weir (atletismo) e o italiano Alex Zanardi (ciclismo). Vale ressaltar que Daniel Dias está com 24 anos e reside em Bragança Paulista, tendo recebido da Câmara Municipal de Bragança o título de cidadão bragantino.
Na última sexta-feira, 8, Daniel Dias já havia sido homenageado no aniversário da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde é um dos atletas e treina com policiais.
Outro brasileiro que concorria nesta edição do Laureus era o atacante santista Neymar, que compareceu à cerimônia no Rio, mas viu o prêmio de Revelação do Ano ir para as mãos do tenista britânico Andy Murray, que em 2012 conquistou seu primeiro torneio do Grand Slam, o US Open, e também as medalhas de ouro (simples) e de prata (duplas mistas), diante de sua torcida, nos Jogos Olímpicos de Londres.
0 Comentários