Na semana passada, foram concluídos os cursos de confeiteiro, modelista de roupas e costureiro de máquina reta e overloque, oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Na tarde de quinta-feira, 2, foi realizada a confraternização da turma de confeiteiros, cujas aulas tiveram início em 4 de março e aconteceram na Casa de Geração de Renda I, no período da tarde.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama do município, Rosângela Leme, esteve presente e falou sobre o peso do nome Senai no mercado de trabalho, parabenizou as 13 alunas e aproveitou para anunciar os novos cursos oferecidos pelo Fundo, para que todos possam continuar seu aperfeiçoamento profissional.
O curso de confeiteiro consiste na elaboração de produtos de confeitaria, por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Foram apresentados aos alunos os princípios de armazenamento e acondicionamento de matéria-prima e aditivos. A carga horária foi de 200 horas e a escolaridade mínima exigida, Ensino Fundamental completo.
Já na sexta-feira, 3, as Casas de Geração de Renda I e II do Fundo Social de Solidariedade realizaram evento de conclusão dos cursos de modelista de roupas e costureiro de máquina reta e overloque, iniciados dia 18 de fevereiro.
A primeira-dama Rosângela novamente prestigiou o encontro e discursou sobre as oportunidades de formação profissional e geração de emprego oferecidas pelo Fundo e parceiros, por exemplo, o Senai, e a importância da qualificação da mão de obra para atender as necessidades do mercado de trabalho.
As aulas abordaram técnicas de medidas para roupas, diagramação de moldes, graduação de modelos, tipos de costura, tipos de tecidos, entre outros. O curso aconteceu por meio de parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Concluíram o curso 17 alunos na Casa I e 13 na Casa II, cada um com carga horária de 160 horas.
Parte das roupas produzidas será doada a entidades beneficentes e a outra parte será destinada ao bazar do Fundo, localizado na Avenida Euzébio Savaio, 325, Jardim Santa Libânia. Todo o dinheiro arrecadado será destinado à implantação de novos cursos de formação profissional e geração de renda.
0 Comentários