A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), tem dado prioridade ao atendimento social às famílias mais carentes do município, prestando serviços de Proteção Social Básica, tanto na zona urbana como na zona rural.
Por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as famílias em risco social ou em situação de vulnerabilidade, recebem os serviços de Proteção Básica e Atendimento Integral (Paif), sendo atendidas por uma equipe técnica que acolhe, orienta, acompanha e encaminha as famílias para os serviços, programas e projetos ofertados, que são adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos, cadastrando novas famílias e realizando as atualizações necessárias de cadastros existentes.
Por meio da unidade Cras Volante, as famílias da zona rural e de locais de difícil acesso, recebem todas as orientações necessárias para serem incluídas no Cadastro Único, para acesso aos benefícios de Proteção Especial e para serviços de outros setores, nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal. Na oportunidade, as famílias que atendem aos requisitos necessários recebem um auxílio-alimentação em forma de cesta básica.
O Cras Volante tem a finalidade de levar informações como também realizar pré atendimentos assistenciais, a serem complementados na unidade do Cras, com o intuito de facilitar o acesso da população.
A secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Sandra Teixeira, ressaltou a atenção aos serviços de assistência social. “Procuramos dar tranquilidade às famílias oferecendo atendimentos especiais, absolvendo todos os problemas que enfrentam em seus bairros e no convívio familiar, buscando soluções por meio das demais secretarias, além de oferta pública do trabalho social com famílias do Programa Atendimento Integral das Famílias. Estamos atentos e à disposição da comunidade nos Cras da cidade”.

De maio a dezembro de 2021, foram atendidos pelo Cras Volante os bairros Chácaras Fernão Dias, Parque Caetê, Mãe do Homens, Atibaianos, Usina, Biriçá do Campinho, Biriçá do Valado, Morro Grande da Boa Vista, Guaripocaba dos Souzas, Agudo, Estiva do Agudo, Araras dos Mori, Leme e Pereira, Bairro da Marina, Guaripocaba da Estação, Água Comprida, Agudo dos Frias, Menin. Foram 12 edições, com 750 atendimentos, 331 cadastros únicos e entrega de 826 auxílios alimentos e sete kits bebê.
Na última sexta-feira, 21, o Cras Volante atendeu o Bairro da Bocaina, realizando 14 atendimentos, oito cadastros únicos entregando 17 auxílios alimentação e 17 kits de higiene. Também foi realizada a Ação Força Tarefa, onde foram distribuídos 32 frascos de álcool em gel e 32 máscaras, além de orientações sobre a situação atual do coronavírus.
O próximo Cras Volante está programado para os dias 21 e 22 de fevereiro, das 9h às 16h, no bairro Mãe dos Homens.
A coordenadoria da ação orienta que as famílias que forem cadastradas compareçam ao local portando um documento pessoal (RG). Para aqueles que irão se cadastrar, deverão comparecer munidos do RG, CPF, comprovação de residência e certidão de nascimento de filhos menores, caso os tenham.
0 Comentários