No último dia 10 de março, os novos membros do CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural) tomaram posse, em cerimônia realizada virtualmente. Foram empossados, pelo vice-prefeito, Amauri Sodré, os 32 conselheiros eleitos da sociedade-civil e os 24 conselheiros nomeados, do poder público.
O CMPC é um órgão vinculado à SMCT (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e é constituído por 16 cadeiras que representam a sociedade civil e 12 que representam o poder público. Para cada cadeira, há um titular e um suplente. É função do Conselho de Política Cultural elaborar, acompanhar a execução, fiscalização e avaliar as políticas públicas de cultura do município.
No ano passado, foi o CMPC que realizou, junto com a SMCT, os Fóruns de Arte e Cultura de Bragança Paulista, que resultaram no edital referente à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, cujos projetos contemplados estão sendo executados desde janeiro e seguem até abril.
A eleição da diretoria que irá compor o primeiro ano da gestão 2021-2022 do CMPC, aconteceu na noite desta terça, 16. Diferente da eleição para a composição das cadeiras que representarão a sociedade civil, que ocorre a cada dois anos, a eleição dos conselheiros que formarão a diretoria é anual.
A nova diretoria é encabeçada por dois conselheiros que compuseram a diretoria anterior e estão em seus segundos mandatos no CMPC: Jeison Domingues, que foi eleito presidente para este primeiro ano de gestão, foi vice-presidente e secretário na diretoria da gestão anterior. Já Eduardo Kosovicz, que agora é vice-presidente, foi secretário na gestão anterior. Eles representam, respectivamente, as cadeiras de Artes Cênicas e Patrimônio Cultural Material e Imaterial.
Esta nova diretoria é composta, ainda, por quatro secretárias e um secretário: Caiane Duarte, que representa a cadeira de Literatura, Livro e Leitura, Débora Gonçalves, que representa a cadeira de Música, Daniela Verde, que representa a cadeira de Economia da Cultura, Jean Silva, que representa a cadeira de Artes Visuais e Gráficas e Rafaela Oliveira, que representa a cadeira da Divisão e Cultura, e é a única que está em sua segunda gestão como conselheira.
A relação completa dos membros do CMPC está disponível conforme portaria nº 10.138, publicada no dia 26 de fevereiro, na edição n°1013 da Imprensa Oficial.
A primeira reunião extraordinária do CMPC acontece na segunda-feira, 22, às 18h30, na plataforma de videoconferência Google Meets. Todas as reuniões são abertas ao público, porém, para que não-conselheiros possam se manifestar, é necessária inscrição prévia.
As demais reuniões, seguem o seguinte calendário:
14 de Abril – (quarta-feira)
13 de Maio – (quinta-feira)
14 de Junho – (segunda-feira)
13 de Julho – (terça-feira)
11 de Agosto – (quarta-feira)
16 de Setembro – (quinta-feira)
18 de Outubro – (segunda-feira)
9 de Novembro – (terça-feira)
9 de Dezembro – (quinta-feira)
0 Comentários