A Pastoral da Pessoa Idosa, que capacita e sensibiliza líderes comunitários para as visitas domiciliares das pessoas idosas com 60 anos ou mais em torno do Brasil inteiro, está à procura de novos líderes comunitários para a diocese de Bragança Paulista, que já atua na cidade há 98 anos.
A pastoral é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de atuação nacional, que tem como objetivo principal garantir a dignidade e a valorização de idosos, por meio da realização tanto humana quanto espiritual, sempre respeitando os direitos de cada um.
Dessa forma, os voluntários acompanham as pessoas idosas por meio de visitas domiciliares mensais, dando preferência aos mais necessitados, seja pela pobreza, solidão, isolamento ou abandono, levando afeto, esperança e a ternura divina, contribuindo, assim, para que essas pessoas possuam uma rede de apoio enquanto envelhecem.
O órgão conta com mais de 25 mil líderes comunitários que fazem visitas domiciliares em diversos municípios de todos os estados brasileiros. A coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa de Bragança Paulista, Sônia Granado, explicou à redação do Jornal em Dia Bragança que, quando é formado um grupo de novos líderes, a diocese faz a capacitação com entrega de certificado.
Para isso, os voluntários recebem orientação de como fazer uma visita, além de aprender tudo sobre o que envolve o direito de pessoas idosas. A capacitação tem como base o guia do Líder da Pastoral da Pessoa Idosa, com os temas sobre: a missão e mística cristã de fé e vida; a missão do líder; questões sobre o envelhecimento; os indicadores de saúde; direitos dos idosos; cidadania; entre outros. Logo após a finalização, os líderes comunitários são enviados, geralmente em duplas, para as visitas domiciliares às pessoas idosas.
Dentre as ações realizadas pela diocese da cidade, está a possibilidade de ajudar os idosos com o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual e cultural, além de promover o respeito à sua dignidade e cidadania, colaborando para a divulgação e implementação do Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, entre outros.
HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

Fundada em 5 de novembro de 2004 pela Dra. Zilda Arns Neumann, que além de fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, também era uma médica pediatra, sanitarista brasileira, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e organismos de ação social da CNBB.
Zilda desenvolveu a metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre da multiplicação dos dois peixes e cinco pães, que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João, criando assim, primeiramente a Pastoral da Criança e depois a da Pessoa Idosa.
Segundo a atual coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, quando Zilda era coordenadora internacional da Pastoral da Criança, ela realizava visitas por diversas dioceses do Brasil, nas quais era questionada sobre como ajudar pessoas idosas, já que todos sabiam apenas formas de auxiliar as crianças. Diante disso, foi criada a Pastoral da Pessoa Idosa.
COMO SE VOLUNTARIAR?
Para fazer parte da diocese de Bragança Paulista e ajudar pessoas idosas com visitas domiciliares mensais ou obter mais informações, entre em contato com a Sônia Ganado pelo WhatsApp: (11) 9 7222-7093.
0 Comentários