Foto: Divulgação
news-details
Geral

Conheça a ferramenta de planejamento Smart

Jaqueline Carvalho, empresária, psicóloga cognitiva comportamental e master & trainer programadora neurolinguística, conta como consegue alavancar seus negócios, passar por desafios e ainda conciliar com sua dupla jornada como mãe com a ferramenta Smart.

Smart é uma ferramenta de planejamento tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Cada vez mais, o contexto no qual estamos inseridos exige que sejam traçadas metas.

Estratégia e objetivos ajudam a chegar em um ponto e a escolher quais são os caminhos a percorrer.

Com as metas Smart, você pode conquistar aquele aumento de vendas no seu setor ou planejar sua vida pessoal e profissional.

O que é uma meta Smart?

Smart significa “esperto” em inglês, foi criada por Peter Drucker e favorece o planejamento organizacional e prática de gestão em grandes corporações, trazendo melhorias para organização ou para construir projetos eficientes!

Essas metas criadas por ele são uma ferramenta para a definição de objetivos que amparam todas as fases de um plano de negócios, do planejamento à aplicação.

Os objetivos elencados devem seguir uma série de critérios para que sejam adequadamente cumpridos e, desse modo, possibilitem uma boa eficiência operacional.

Cada letra da palavra corresponde uma etapa da técnica, todas indispensáveis para o êxito da estratégia.

SPECIFIC - ESPECÍFICA

Essa primeira etapa instrui que os objetivos devem ser específicos. Portanto, precisam ser claros e não permitem várias interpretações. Ao serem lidos, a pessoa deve entender imediatamente, sem compreensão dúbia ou controversa.

O ideal é que os objetivos sejam bem detalhados. Não use frases vagas, elas não explicam o quanto deve ser alcançado.

Qual o motivo desse objetivo, pessoas envolvidas, restrições, ações que devem ser colocadas em prática, comprometimento e desafios que poderão enfrentar com novas estratégias.

Seja detalhista na fase de definir os objetivos: isso tem um impacto muito forte na geração de resultados.

Agora, um exemplo sintético da definição de objetivos usando a etapa “specific”: é preciso ter indicadores, números a serem alcançados, pessoas envolvidas e onde essa estratégia será aplicada. Se você sentir a necessidade de ser mais detalhista, não se prenda a essas perguntas.

Elas podem variar dependendo do contexto corporativo da sua empresa ou negócio que queira montar.

MENSURÁVEL

Essa meta precisa ser mensurável, ou seja, passível de medição. Envolve números e indicadores.

A definição dos seus objetivos deve ser manipulada e interpretada numericamente. Caso você perceba que não é possível transformá-los em número, volte para a etapa específica e refaça as definições.

Outro problema que pode ocorrer é você perceber que os objetivos são mensuráveis, mas não há as ferramentas, sistemas ou softwares para realizar esse procedimento. Então, providencie isso.

Muitas vezes, a falta de coleta e interpretação de dados impedem os gestores de mensurar as metas, alcançar objetivos, saber como anda a empresa e o que precisa ser melhorado.

Não perca tempo! Hoje, trabalhar com dados é de extrema importância, além de perguntas, feedbacks de como se pode melhorar.

Para mensurar um resultado, não esqueça de apresentar números em gráficos. Esses dados precisam ficar muito bem explicados para toda a equipe. 

ALCANÇÁVEL

Muitas estratégias organizacionais geram problemas e chegam até a deixar colaboradores desmotivados ou até mesmo desgastes energéticos entre sócios.

Por que? Simples, as metas colocadas na primeira fase são testes pilotos, ilusórias, ideias iniciais para executar e verificar a validação como positiva, quando não irracionais e não correspondem à realidade que precisa ser alterada.

Eles podem ser audaciosos dentro do contexto de mercado, da cultura corporativa e da demanda de colaboradores da sua empresa, dos princípios e valores e do propósito que o negócio pretende alcançar.

As metas devem ser estruturadas com tamanha resistência que representem uma motivação e engajamento diário para os funcionários ou sócios estejam envolvidos no projeto.

Avalie as particularidades, pois cada objetivo pressupõe aspectos singulares e, portanto, as considerações variam consideravelmente.

RELEVANTE

O que adianta montar um planejamento e não verificar se os resultados serão relevantes e constituirão benefícios para a organização?

Ambas comportam a verificação do projeto. Todo o planejamento deve corresponder à realidade do negócio, à real disposição da equipe ou sócios.

Veja quais são as possíveis consequências da implementação do projeto.

TEMPORAL

Estipular um prazo é fundamental para realização e cumprimento, evitando desorganização e procrastinação.

Todo projeto precisa ter começo e fim para gerar resultados, já que eles são construídos como soluções de problemas ou para o crescimento da organização.

O tempo estipulado pode ser curto, médio ou longo. O importante é que as pessoas envolvidas saibam as datas de entrega dos seus serviços.

Em projetos de médio e longo prazo, existe o tempo de cada etapa do projeto. Para cada colaborador, todos esses prazos precisam condizer com o prazo final do projeto.

Uma dica é realizar reuniões periódicas para feedbacks, dúvidas, sugestões e solução de problemas.

DEFINA METAS

Diante do que foi exposto, mais do que nunca, as metas devem ser objetivas e claras. Detalhadas, relevantes, realizáveis em espaço de tempo.

É como um labirinto, são muitos caminhos, mas há aquele que leva você ao ponto certo. Você também pode conseguir isso ao utilizar as metas Smart.

Isso não só envolve projetos, mas também funções desempenhadas no cotidiano profissional. Os colaboradores constantemente se deparam com um número cada vez maior de tarefas e algumas não são concretizadas por falta de planejamento.

Aplicar as metas Smart nesse aspecto também ajuda muito.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE UMA META SMART?

Os objetivos dessas metas são:

· Tornar os projetos e outras atividades realizáveis;

· Alcançar os resultados que proporcionam o amadurecimento e crescimento da organização;

· Definir planos sustentáveis com foco em melhorias;

· Determinar um direcionamento, assim ninguém fica perdido no meio do caminho ou fica sem saber porque aquelas ações precisam ser feitas.

Existem vários caminhos a percorrer. Cada um apresenta dificuldades e oportunidades. As metas Smart ajudam a analisar as melhores práticas e comparar os efeitos.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Ter um projeto em comum em que o objetivo foi compartilhado deixará a sua equipe mais motivada e engajada. Hoje, a maioria das empresas percebe que o capital humano é a principal diferença para uma organização conseguir destaque no mercado.

Além disso, a oportunidade de novos negócios aumenta, já que todos estarão mais criativos e envolvidos em novas tarefas. Os famosos insights surgem quando as pessoas estão habituadas a pensar sobre novas ideias e são proativas.

São conquistas adquiridas ao longo do tempo, que trazem expertise e conhecimento aos envolvidos.

As metas Smart, trabalhadas em cada etapa com seriedade, esclarecem os objetivos e a maneira como as ações devem ser feitas, deixando bem claro aonde a organização pretende chegar.

Ainda tem alguma dúvida sobre as metas Smart?

Acompanhe as redes sociais: Instagram: @jaqueline_carva lho_oficial/ Facebook: Jaqueline Carvalho

Você pode compartilhar essa notícia!

0 Comentários

Deixe um comentário


CAPTCHA Image
Reload Image